1 |
Fundamentos Teóricos da Psicologia |
80h |
Breve História da Psicologia: Caminhos e Bifurcações – O Desenvolvimento do Pensamento Filosófico: Principais Filósofos Gregos; Heráclito de Éfeso; Sócrates; Platão; Aristóteles; O Pensamento Medieval; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino; O Mundo Moderno e o Racionalismo Científico; A Psicologia como Ciência; Contextualização: O Surgimento da Psicologia; O Objeto de Investigação da Psicologia: O Desafio da Cientificidade; Subjetividade Humana: Algumas Definições; Apropriação/ Objetivação; Mediação; Principais Paradigmas Teóricos e suas Contribuições; Behavorismo; Gestalt; Psicanalise; Psicologia Social; Sócio-Histórica; Psicologia e Saúde. |
2 |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem |
80h |
Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos. |
3 |
Psicologia Social e Comunitária |
80h |
Introdução a psicologia social e comunitária, Psicologia social e comunitária e sua origem, Objetivos de estudo e desenvolvimento. As relações que o indivíduo estabelece com outros indivíduos e com diferentes instituições a partir de categorias psicossociais como: identidade, alienação, consciência e ideologia. Abordagens teóricas de investigação e a análise científica dos eventos psicossociais. Dimensão ética, epistemológica e científica da pesquisa e do trabalho prático de psicólogos/as em uma perspectiva psicossocial. Questões sociais contemporâneas. |
4 |
Psicologia Aplicada à Projetos Educacionais |
80h |
A Escola e as Práticas Educativas; Projetos escolares aplicados: concebendo e planejando projetos psicológicos na área da educação; Elaboração e aplicação de projetos; Executando, controlando e avaliando projetos; Ensino, aprendizagem e formação de competências em projetos; Recursos Humanos e Liderança; Ciclo da negociação; As relações entre a Psicologia e gestão escolar e a execução de ações; Institucionalização e sustentabilidade dos projetos; Compromisso com a Educação Comunitária; As instituições comunitárias; Administração de projetos de organizações sem fins lucrativos; Projeto de inclusão escolar aplicado à Psicologia; Aprendizagem provocada pelos erros no processo de gestão de projetos. |
5 |
Psicologia Escolar e Educacional |
80h |
Contextualização histórico–crítica da Educação e da Instituição Escolar. Estudo da constituição histórica da Psicologia Escolar/Educacional como campo de atuação e pesquisa. Problematização sobre o objeto de estudo da Psicologia Escolar. Aproximação teórico-prática da realidade escolar. Estudo das possibilidades de atuação teórico-práticas do psicólogo escolar. Fracasso escolar, perspectivas de entendimento, análise e superação. Legislação Educacional e Políticas Públicas. LEI Nº 13.935, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2019. Leis Específicas Aplicada a Atuação do Psicologo Escolar. Ações de inclusão escolar. |
6 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
7 |
Ética Profissional e Responsabilidade Social |
80h |
Fundamentos da Ética e Moral; Conceito; Definição e Objeto de Estudo; Ética e Moral; Imoral e Amoral; Moral e Direito; Código de Ética; Relativismo Moral; Ética Empresarial; Ética e Responsabilidade Social; Teorias Éticas; Ética da Virtude; Ética Kantiana; Utilitarismo; Ética da Responsabilidade; Ética da Globalização; Ética Profissional & Código de Ética; Código de Ética do Psicólogo (2005); Princípios fundamentais; Responsabilidades do Psicólogo; Ética Profissional; Processos éticos; Responsabilidade Social; Modelo dos três domínios; ABNT - NBR - ISO 26000:2010; Princípios; Desenvolvimento Sustentável; Empresa Sustentável; Exemplos. |
8 |
Avaliação Psicopedagógica |
80h |
A Avaliação Psicopedagógica; A Avaliação Psicopedagógica: Breve Conceituação, Finalidade e Marco Teórico; Procedimentos de Avaliação Psicopedagógica; O Contexto Escolar; O Contexto Familiar; Caracterização da Avaliação Psicopedagógica; A Brincadeira e o Desenho da Criança de 0 a 6 Anos: Uma Avaliação Psicopedagógica; A Evolução do Desenho Infantil para Lowenfeld; Proposta de Avaliação Psicopedagógica; Técnicas e Instrumentos da Avaliação Psicopedagógica; Fases e Instrumentos na Avaliação Psicopedagógica; A Observação da Aula; A Entrevista; A Avaliação Psicopedagógica e o Contexto Familiar; Como Analisar a Família; A Avaliação Psicopedagógica e o Fracasso Escolar; Noções Básicas de Diagnóstico Psicopedagógico; Aspectos Básicos do Diagnóstico Psicopedagógico; Alguns Exemplos de Sequência Diagnóstica; Anamnese; Uso do Lúdico no Diagnóstico Psicopedagógico; Avaliação do Nível Pedagógico. |
9 |
Psicanálise e Educação |
80h |
Contribuições da Psicanálise para a Educação: o campo da resistência/transferência. Infância, adolescência e saber. As condições para a aprendizagem. Questões contemporâneas da educação e inclusão escolar: entre o singular e o universal. Escritos e idéias de Freud sobre a educação. Dissidências e escolas psicanalíticas. Conceitos psicanalíticos e senso comum. As direções da Psicanálise aplicada à Educação: Anna Freud e Catharine Millot, Pfister e Zulliger. Enfoques teóricos psicanalíticos e suas aplicações à Educação: Jung, Adler, Psicanálise na escola – relações professor-aluno e instituição. |
TOTAL |
720h
|
|