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Administração Estratégica e Ferramentas Empresariais |
80h |
Administração Estratégica; Evolução do Conceito do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica; Os Stakeholders: Identificação das Partes Interessadas e Suas Necessidades; Entendimento e Definição de Negócio, Valores, Missão, Visão; Análises Ambientais; Análise do Ambiente Externo: Conceitos Importantes; Análise do Macroambiente: Econômico, Sociocultural, Político-Legal, Demográfico, Tecnológico e Global; Análise do Ambiente Setorial: Fornecedores, Concorrentes, Clientes e Mercado Alvo; Análise do Ambiente Interno: Conceitos Importantes; Análise do Ambiente Interno e suas Funções Essenciais: Produção, Recursos Humanos, Marketing, Finanças e P&D; Integração das Análises e Estratégias Empresariais; As Cinco Forças Competitivas de Porter e a Elaboração de Cenários; Matriz SWOT e a Elaboração de Cenários; Alguns Tipos de Estratégias; Monitoramento e Melhoria. |
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Noções Básicas de Liderança e Equipe Organizacional |
80h |
Liderança: Conceito, Teorias e Tipos; Conceito; Teorias de Liderança; Tipos de Liderança; Desafios e Prática; Comportamento em Grupo; Grupos: Definição, Tipos, Estágios e Estrutura; Tomada de Decisão em Grupo; Desafios e Prática; Equipes de Trabalho; Atratividade das Equipes; Diferença entre Grupos e Equipes; Tipos de Grupos; Composição de Equipes; Desafios e Prática. |
3 |
Gerenciamento Integrado de Processos |
80h |
Gerenciamento pelas Diretrizes; Pensando em diretrizes; Características das diretrizes; Implantação do gerenciamento pelas diretrizes; Desdobramento das diretrizes; Gerenciamento de Processos; A abordagem por processos; A abordagem por processos e a gestão da qualidade; Identificação dos processos-chave na empresa; Mapeamento e modelagem de processos; Gerenciamento da Rotina; O gerenciamento da rotina; Modelando processos para gerenciamento da rotina; Indicadores de desempenho dos processos; O fator humano na assimilação de novos processos e rotinas; Organização do ambiente para gerenciamento da rotina: o programa 5S; Gerenciando a rotina. |
4 |
Gestão de Conflitos |
80h |
Conceituando Conflito; Transição no conceito de Conflito; Conflitos; Organizacionais; Tipos de Conflitos; Diversidade; Adequação; Externos (Época de crise); Gestão da mudança; Equilíbrio pessoal – profissional; Ambiente de trabalho / Estresse; ético; Emoções; Valores; Percepção; Comunicação; Conflito Intergeracional; Negociação, Soluções Satisfatórias e Desafios |
5 |
Fundamentos e Técnicas de Planejamento para Qualidade |
80h |
Ferramentas da Qualidade – Parte 1; Gráfico (ou carta) de Controle; Diagrama de Dispersão; Diagrama de Ishikawa; Diagrama de Pareto; Ferramentas da Qualidade – Parte 2; Folha de Verificação; Estratificação; Histograma; FMEA - Failure Mode and Effects Analysis; 5W2H; Ferramentas da Qualidade – Parte 3
PDCA - Plan, Do, Check e Act; Análise SWOT - strenghts, weaknesses, opportunities e threats; Six Sigma. |
6 |
Gestão de Pessoas por Competências |
80h |
Gestão de Pessoas: Definição, Diferença entre GP E DP/RH e Importância; Definições; Diferença entre GP e DP/RH; Importância da Gestão de Pessoas; As Competências: Definição, Importância E Instrumentos De Mensuração/ Avaliação; Conceitos e definições; Importância das Competências; Instrumentos de Mensuração e Avaliação; Gestão De Pessoas Por Competência: Aplicação; Como implementar; Como mensurar; Como adotar. |
7 |
Gestão da Qualidade e Ferramentas Aplicadas |
80h |
Introdução à Gestão da Qualidade; Definindo Qualidade; Evolução da Qualidade; O Fator Humano na Gestão da Qualidade; Gestão da Qualidade como Sistema; Custos e Desperdícios da Qualidade; Ferramentas de Gestão da Qualidade; As Sete Ferramentas da Qualidade; Fluxograma; Folha de Verificação; Histogramas; Gráfico de Controle; Gráfico de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito; Diagrama de Dispersão; Ciclo PDCA e Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); Programas de Gestão da Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001; Programa 5S; Modelo Seis Sigma; Gestão da Qualidade Total (TQM) e Modelos de Excelência. |
8 |
Desenvolvimento de Liderança e Formação de Equipes de Alto Desempenho |
80h |
Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais de liderança. Estilos de Liderança. SWOT Pessoal e Empresarial. Analise de perfis profissionais. Estratégias de Alta Performance. Gestão de Pessoas e de Resultados. Gerenciamento de projetos. |
9 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
TOTAL |
720h
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