1 |
Fundamentos em Gastronomia |
80h |
Fundamentos Culinários – equipamentos e técnicas. Métodos de cocção. Técnicas de cortes. Cozinha básica: fundos, caldos, consommês, molhos base, gelatinas e colágenos, elementos de ligação e aromáticos, melhoradores de sabor. Técnicas de guarde manger. |
2 |
Tendências Gastronômicas |
80h |
Discorrer sobre Automação e tecnologia. Expor e conceiturar a respeito da carne cultivada em laboratório. Mencionar e discorrer sobre os tipos de sabores: Sabores mais azedos. Alimentos “raw” (crus). Tipos de Cafés especiais e diferenciados. Sabores do pacífico. Embalagem ecoconsciente |
3 |
Nutrição e Gastronomia Vegetariana |
80h |
Classificação de vegetarianismo. Perfil nutricional do vegetariano. Dietas vegetarianas e implicações para a saúde. Recomendações Nutricionais para Vegetarianos. Planejamento de dietas para vegetarianos. Desenvolvimento de receitas saudáveis para dietas vegetarianas. |
4 |
Elaboração de Cardápios Vegetarianos |
80h |
Elaboração de cardápios. Padrões de cardápios e tipos de clientela. Processo de compra e abastecimento. Elaboração de menus. Avaliação técnica do cardápio. BCG - curvas de experiência, aprendizado e crescimento. Conceitos de gestão de custos. Formação de preço de venda. Classificação de acordo com a matriz BCG em food service. Impacto da engenharia de cardápios na lucratividade.
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5 |
Técnicas Gastronômicas e Preservação dos Nutrientes |
80h |
Conservação dos alimentos pelo uso do calor e frio. Controle da umidade.Uso de aditivos. Fermentação. Novas tecnologias (Irradiação e alta pressão hidrostática).
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6 |
Panificação e Confeitaria Vegetariana |
80h |
Teoria da panificação e confeitaria. Bases na panificação e confeitaria. Métodos e técnicas utilizadas nopreparo de (receitas). Utilização e funcionamento de equipamentos na área da panificação e confeitaria. |
7 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
8 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
9 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
TOTAL |
720h
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