1 |
Engenharia de Software: história, conceitos e fundamentos |
80h |
Introdução à Engenharia de Software: Conceito; Contextualização Histórica; Problemas Atuais da Área; Atuação Profissional; Relevância na área de TI. O Ciclo de Vidas de Software e os Modelos: Histórico de evolução dos modelos e processos de desenvolvimento de software, Modelo em Cascata, Modelo por Prototipação, Modelo em Espiral, Modelo em V, Processo Unificado, MDA, Processos Ágeis, Modelo Axiomático. A Conceituação de Software como Produto. Técnicas de Levantamento de Requisitos: Requisitos Engenharia de sistema, Conceituação de Requisitos, Requisitos de Sistema, Requisitos de Software, Documento de Requisitos, Traçabilidade de Requisitos, Alocação de Requisitos a casos de uso. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. Testes e Revisão de Software. Implantação de Software. Manutenção de Software. |
2 |
Arquitetura de Software |
80h |
Arquitetura de Software: Conceito e Contextualização Histórica. O mercado de Software e seus impactos. Os Estilos Arquiteturais (pipes-and-filters, camadas, publish-subscribe, baseado em eventos, cliente-servidor, dentre outros). Análise da Relação Custo/Benefícios na diversidade dos requisitos arquitetônicos. A implicação de hardware no desenvolvimento de projetos de Software. Rastreabilidade de requisitos e arquitetura de software. Arquiteturas específicas de um domínio e linhas de produtos de software. Notações arquiteturais (ex., visões, representações e diagramas de componentes). Reutilização em nível arquitetural. |
3 |
Gerenciamento de Projetos de Software |
80h |
Processo de Desenvolvimento de Software (PDS): Conceito e Utilidade; Problemas mais comuns. Atividades em PDS: Análise de Viabilidade Econômica; Analises de Requisitos; Especificidades do Software; Arquitetura do Sistema de Software; Implementação; Testes. Suporte e Manutenção do Software: Documentação; Suporte e Treinamento; Melhoria Continua. Introdução aos padrões e Modelagem de PDS. Processo Unificado: Fases do Processo; Ciclo de Vida do Processo. Ferramentas de PDS. |
4 |
Metodologias Ágeis Aplicadas à Elaboração de Software |
80h |
Engenharia de Software: Evolução e Desafios. Metodologias Ágeis: Contextualização. Princípios Ágeis. Uma análise comparativa entre Metodologias Tradicionais e Ágeis. O Clico de vida dentro do Desenvolvimento Ágil. Ferramentas de apoio: User Story, Planning Pokere Burndown. Simulação Ágil: User Storye Planning Poker. Métodos ágeis de desenvolvimento de software: Kanban, Scrum, XP, dentre outros. O método Kanban. Simulação Ágil: Kanbane Burndown. O framework SCRUM. |
5 |
Parâmetros de Testes de Qualidade de Software |
80h |
Princípios da Qualidade de Software. O processo de Desenvolvimento de Software e a Qualidade. Qualidade do Produto. Qualidade do Processo. Padrões e Processos na Gerência da Qualidade. Métricas da Qualidade de Software. Garantia da Qualidade. Verificação de Software. Validação de Software. Princípios, Estratégias e Fases de Testes de Software. Processo de Teste de Software. Fundamentos e Técnicas de Testes. CMM / CMMI. Normas ISO 12207 / ISO 15504. MPS.BR. Automação dos testes. |
6 |
Tecnologias Aplicadas ao Banco de Dados para Desenvolvimento de Software |
80h |
Conceito de Banco de Dados. Caracterização de Banco de Dados. Evolução Histórica. Tendências da Área. Projeto de Banco de Dados. Linguagem SQL: DDL, DML, restrições de integridade, visões, autorização de acesso. Modelo relacional: conceitos, restrições de integridade, álgebra relacional, cálculo relacional. Implementação de Modelo de Dados. Arquitetura e Sistema de Gerenciamento de Dados. Aspectos Operacionais de Banco de Dados: Transações, Concorrência, Recuperação, Integridade, Distribuição, Segurança. Banco de dados orientados a objetos. Data warehousing e data mining. Tecnologias Aplicadas. |
7 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
8 |
Metodologia de Trabalho Científico |
80h |
Conceitos de ciência, método científico, hipóteses, variáveis, probabilidade, validade, fidedignidade, amostragem; delineamentos de pesquisa; metodologia qualitativa e quantitativa; aplicação de questionário em pesquisas; caracterização da linguagem científica e do sistema de produção científico; elaboração de pesquisa acadêmico-científica; ética na pesquisa; técnicas de apresentação. Resumo científico, artigo científico, ficha catalográfica, pré projeto de pesquisa, resenha, relatórios de pesquisa, fichamento. |
TOTAL |
640h
|
|