1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Competências, Carreiras e Inovações |
80h |
Gestão de Competências; Conceito de competências; Tipologia de competências; Um modelo de Gestão de Competências; Sensibilização; Mapeamento de competências; Desenvolvimento e captação de competências; Competências e aprendizagem; Avaliação de competências; Importância das competências socioemocionais; Gestão de Pessoas e Carreiras; Recrutamento e seleção; Aplicação de Recursos Humanos; Manutenção de Recursos Humanos; Desenvolvimento de Recursos Humanos; Gestão de carreiras; Monitoramento de Recursos Humanos; Gestão do Conhecimento e Inovação; Processo de Gestão do Conhecimento; Conhecimento: conceito e tipologia; O processo de gestão do conhecimento organizacional; Processo de inovação nas organizações; Design Thinking; Ciclo de vida da inovação; A competência de inovação. |
5 |
Higiene do Trabalho |
80h |
Higiene Ocupacional x Riscos – Abordagem Histórico Conceitual e os Riscos do Ambiente de Trabalho; Conceito de Higiene Ocupacional - Estudando os Objetivos; Histórico no Mundo; Histórico no Brasil; Entendendo Melhor as Organizações no Brasil; Etapas da Higiene Ocupacional Frente aos Riscos Ambientais; Riscos Químicos; Riscos Físicos; Riscos Biológicos; Insalubridade e Periculosidade; Atividades e Operações Insalubres; Atividades e Operações Perigosas; Equipamentos de Proteção Individual e os Programas de Saúde do Trabalhador; Epi – Equipamento de Proteção Individual; Quando Usar O Epi; Critérios Para o Uso de Epi; Correlação entre o Epc e Epi; Tipos Consagrados de Epis; Programas de Saúde do Trabalhador; Programa de Conservação Auditiva – Pca; Programa de Proteção Respiratória – Ppr; Programa de Proteção de Riscos Ambientais – Ppra |
6 |
O Ambiente e as Doenças do Trabalho |
80h |
Medicina do Trabalho e as Doenças Causadas por Agentes Físicos; Histórico da Doença e Trabalho na Antiguidade; A Área da Saúde do Trabalhador; Conceitos Fundamentais sobre Doenças Causadas por Agentes Físicos; Agentes Físicos e as Doenças Relacionadas; Principais Doenças Relacionadas à Exposição do Ruído; Temperaturas Extremas, Umidade e Movimentação do Ar; Radiações Ionizantes; Radiações Não Ionizantes; Doenças Causadas por Agentes Químicos e Agentes Biológicos; Considerações Iniciais das Doenças por Agentes Químicos; Classificação das Doenças por Agentes Químicos; Doenças Causadas pelos Agentes Químicos; Doenças por Agentes Biológicos: Considerações Iniciais; Tipos de Doenças; Primeiros Socorros e Toxicologia; Considerações Iniciais; Avaliação ou Análises da Vítima; Ressuscitação Cardiopulmonar (Rcp); Hemorragias; Fraturas; Entorse e Luxação; Queimaduras; Remoção e Transporte; Toxicologia: Conceitos Gerais; Proteção no Trabalho com Produtos Químicos; Exposição Ocupacional aos Produtos Químicos; Comportamento Habitual das Substâncias no Ambiente de Trabalho; Aplicações Práticas do Conhecimento Toxicológico. |
7 |
Doenças Ocupacionais |
80h |
Doença Profissional e Doença do Trabalho; Lesões por Esforço Repetitivo (Ler) /Distúrbio Osteo -Muscular Relacionado ao Trabalho (Dort); Ruídos; Doenças Ocupacionais Respiratórias; Doenças da Pele; Saúde Bucal; Estresse. |
8 |
Avaliação, Prevenção e Promoção da Saúde Ocupacional |
80h |
Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT; Programas de Prevenção e Controle de Riscos Ocupacionais; Programas de Promoção à Saúde do Trabalhador; Procedimentos e Técnicas de Avaliação da Saúde do Trabalhador; Estratégias de Prevenção à Saúde Específicas de Algumas Áreas; Riscos e Acidentes na Enfermagem. |
9 |
Ergonomia e Fisiologia do Trabalho |
80h |
Ergonomia; Les?es por Esfor?os Repetitivos (LER)/Dist?rbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT); Perda Auditiva Induzida Por Ru?do (PAIR);Legisla??o e Normas Regulamentadoras; Fisiologia do Trabalho. |
TOTAL |
720h
|
|