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História e Cultura da Propaganda Política |
80h |
Propaganda política. O papel da mídia na Cultura Brasileira. Panorama Cultiral e Político Atual. A campanha negativa. Conceitos e tipos de propaganda política. Propaganda eleitoral. Tipos de propaganda eleitoral. Fiscalização da propaganda. Direito de resposta. Teorias sobre a esfera pública e a formação da opinião pública. Meios de Comunicação de Massa, Opinião Pública e Opinião do Público. Opinião pública e a sociedade. |
2 |
Assessoria de Comunicação para Políticos e Candidatos |
80h |
Assessoria e Legislação Eleitoral. O cuidado com as Fake News. Releases e Clipping. O papel da assessoria de comunicação. Relação Candidato x Imprensa. Gerenciamento de Crise. |
3 |
Teorias da Comunicação |
80h |
Neste módulo serão abordadas as teorias da comunicação. Essas teorias fundamentaram os estudos que envolvem a comunicação em várias áreas, tais como o jornalismo e a publicidade, através da análise do comportamento humano. Profissionais da comunicação como jornalistas e publicitários devem compreender essas teorias e como seus estudos contribuíram para o avanço da própria comunicação tanto quanto conhecimento científico como a prática entre os indivíduos. |
4 |
A Mídia e a Comunicação como Articulador dos Direitos Sociais |
80h |
Introdução a Mídia: Contextualização Histórica, Teorias e Conceitos. Os meios de Comunicação e suas Características. O Processo de Comunicação da Sociedade Brasileira. A Comunicação Brasileira e suas Relações Sociais. A Comunicação Social como Produtora Cultural e Simbólica. Relações de poder/dominação associada à produção cultural (cultura popular X indústria cultural). Instancias de legitimação e construção da realidade. Tópicos Especiais: Individualismo, desigualdade, exclusão social e violência. Influência da Mídia Positiva e Negativa sobre a Sociedade. |
5 |
Ações Eleitorais |
80h |
Aspectos Gerais Do Sistema Eleitoral Brasileiro; Legislação Eleitoral E Partidária; Sistemas Majoritários, Proporcionais E Mistos; Sistema Majoritário Em Dois Turnos; Sistema Majoritário Com Voto Alternativo; Divisões Do Sistema Proporcional; Voto Único Transferível E O Sistema De Listas; Característica Dos Votos; Característica Do Sistema Eleitoral; Lista Fechada, Aberta E Flexível; Aberto; Fechado; Flexível; Críticas Inerentes Ao Sistema Proporcional; Convenções E Coligações Partidárias; Convenções; Coligações; Registro De Candidaturas; Das Responsabilidades Administrativas E Cíveis Pelos Partidos E Agentes Políticos; Propaganda Eleitoral E Direito De Resposta; Conceitos Gerais; Local Da Realização Da Campanha Eleitoral; Restrições; Captação De Sufrágio (Eleição); Propaganda Eleitoral No Rádio E Televisão; Internet; Direito De Resposta; Do Reconhecimento Do Direito De Resposta; Publicidade; Direito De Resposta E O Direito Eleitoral; Pesquisas Eleitorais No Sistema Eleitoral Brasileiro; Registros; Resultados; Impugnações; Penalidades; Tipos De Ações E Representações Eleitorais; Ação De Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura (Art. 3º Da Lc 64/90); Ação De Investigação Judicial Eleitoral (Art. 22, Da Lc 64/90); Ação De Impugnação De Mandato Eletivo (Art. 14, § 10, Da Constituição); Recurso Contra Diplomação (Art. 262, I, Do Código Eleitoral); Representações E Reclamações Eleitorais; Impugnações; Recursos Eleitorais; Ações Penas Eleitorais; Dos Direitos E Deveres No Sistema Eleitoral Brasileiro; Garantias Eleitorais; Arrecadação E Prestação De Contas; Limite De Gastos (Resolução 23.546/2017); Limite De Gastos (Lei N. 13.488/2017); Arrecadação Dos Recursos (Financiamento Privado); Arrecadação Dos Recursos (Financiamento Público); Julgamento E Sanções Pela Desaprovação Da Prestação De Contas; Sanções Por Violação Das Normas Legais Referentes À Prestação De Contas Partidárias; Atuação Do Tse. |
6 |
Marketing Político e Eleitoral e a Propaganda nas Mídias Digitais e Sociais |
80h |
Internet e redes sociais: influência e público-alvo. Comunicação aplicada ao processo eleitoral. Marketing político. Propaganda Política: Características Históricas e Ideológicas. História política do Brasil. Política e o Candidato. As Assessorias de Marketing, Propaganda. Conceito de Propaganda Política, Imagem Pública, Marketing Político e Marketing Eleitoral. Relacionamento Candidato x Imprensa. Propaganda Política Local e Regional. Aspectos conceituais sobre comunicação política e eleitoral. O marketing político e o marketing eleitoral: semelhanças e diferenças. Construção da imagem do partido e do candidato. O desafio de comunicar ideias. Estratégias e elementos de comunicação. Planejamento de campanha. Veículos e estratégias. |
7 |
Propaganda Política |
80h |
História Da Propaganda Política; Memória Oral; O Advento Da Mídia Impressa; Rádio E Televisão; A Explosão Tecnológica E A Internet; O Caso Do Nazismo; Contexto Histórico; A Propaganda Como Força Política Para O Surgimento Do Nazismo; A Propaganda Como Legitimadora Do Nazismo; A Propaganda Do Inimigo; Propaganda Política No Brasil; A Experiência Na Colônia; O Caso Da Independência; A Propaganda Durante Os Reinados; A Propaganda Republicana; A Propaganda Na Era Vargas; Propaganda Durante O Regime Civil Militar; A Propaganda Com A Redemocratização; A Propaganda Política Na Era Da Informação. |
8 |
Noções Básicas de Direito Público e Constitucional |
80h |
Noções De Direito E Legislação; Direito Privado; Direito Público; Direito Constitucional. |
9 |
Princípios da Administração Pública |
80h |
Introdução. Noções Básicas do Direito Administrativo. Evolução Dos Modelos de Gestão Pública no Brasil. Princípios Constitucionais da Administração Pública. |
TOTAL |
720h
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