1 |
História da Sociologia |
80h |
A Construção da Sociologia; Os Ramos da Sociologia; Sociólogos Clássicos e suas Teorias; O Pensamento Sociológico a Partir do Século XX; A Sociologia na era da Comunicação e da Informação. |
2 |
Sociologia Brasileira |
80h |
As Origens da Sociologia (Augusto Comte; Émile Durkheim; Max Weber; A influência do marxismo na sociologia); A Sociologia no Brasil; Alguns Temas de Sociologia. |
3 |
Cultura e Saberes Docentes |
80h |
A Cultura e o Condicionamento do Homem; A Educação e a Cultura Popular; A Escola como Espaço Sociocultural; Bourdieu, A Educação e a Cultura. |
4 |
História Cultural e suas Análises |
80h |
Cultura: Alguns Delineamentos; Os Embri?es da Hist?ria Cultural; Campos de Investiga??o da Hist?ria Cultural; A Nova Hist?ria Cultural / Micro-Hist?ria. |
5 |
Questões Sociológicas Contemporâneas |
80h |
Crise da modernidade, pós-empirismo e a realidade como construção; Indivíduo vs. Sociedade; O construtivismo fenomenológico; Contexto, Tradução e Controvérsia; Racionalidade individualista; Conflito e Consenso . |
6 |
Educação e Cultura |
80h |
Exclusão e Inclusão Social; A Escola e seus Sujeitos; Relações Raciais, Condicionantes Socioculturais; Paulo Freire, Movimentos Sociais e Educação Popular; Ética e Cidadania. |
7 |
Sociologia da Educação |
80h |
Sociologia da Educação e os Conceitos Fundamentais; Sociologia como Instrumento para Compreensão da Educação; Sociologia da Educação no contexto contemporâneo; Percorrendo teorias do conflito dentro das Ciências Sociais; Sociologia, Sociedade, Educação e Gênero; Sociologia, Educação e Política; Émile Durkheim e a importância da Sociologia enquanto disciplina; Karl Marx: as novas formas metodológicas de interpretar a realidade; Max Weber: autoridade para o método sociológico |
8 |
Sociologia da Cultura |
80h |
Sociologia da Cultura e os Conceitos Fundamentais; Sociologia como Instrumento para Compreensão da Cultura; Sociologia da Cultura e o Consumo Mercadorias na Atualidade; Sociologia da cultura no Brasil: autores e perspectivas; Sociedade, Cultura e Arte: A Função Social Da Arte; Arte E Cultura No Brasil: Marcos Ideológicos Na Historiografia Da Cultura Brasileira; Etnografia como método para entender a cultura; As novas formas metodológicas de interpretar a realidade; A autoridade Etnográfica para compreender a Antropologia da Cultura. |
9 |
Novas Tendências da Educação no Século XXI |
80h |
Conceito de educação. A escolarização no século XIX a partir da perspectiva de consolidação da escola moderna. Influência do iluminismo e racionalismo. Construção do pensamento crítico. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Desconstrução e reconstrução do conceito de aprender. Contribuição da educação para o processo emancipatório. Educação e cidadania. O que a pandemia COVID – 19 influenciou como tendência na educação? |
TOTAL |
720h
|
|