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Introdução e Teoria Geral sobre a Psicopedagogia |
80h |
Fundamentos Teóricos da Psicopedagogia; O Objeto de Estudo da Teoria Psicopedagógica; Teorias que Fundamentam a Psicopedagogia; A Atuação do Profissional de Psicopedagogia; A Intervenção Clínica e Institucional Frente aos Problemas de Aprendizagem; O Contexto da Psicopedagogia no Brasil e na Argentina; Os Primórdios da Psicopedagogia; Um Pouco da História da Psicopedagogia na Argentina; Testes Psicopedagógicos Utilizados na Argentina; Histórico da Psicopedagogia no Brasil; A Psicopedagogia e sua Identidade em Construção; Os Campos de Atuação do Profissional de Psicopedagogia e o Tratamento Psicopedagógico; A Psicopedagogia Institucional; O Psicopedagogo na Instituição Escolar; O Psicopedagogo na Clínica; A Legitimação da Psicopedagogia; Código de Ética da ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia); O Processo de Aprendizagem e Educação; As Condições Internas e Externas da Aprendizagem; Os Fatores que Interferem no Problema de Aprendizagem; O Tratamento Psicopedagógico; Situações de Enquadre, Operacionalização e Interpretação; Objetivos do Tratamento Psicopedagógico; Técnicas Utilizadas no Tratamento Psicopedagógico; O Jogo no Tratamento Psicopedagógico. |
2 |
Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil |
80h |
Educação Especial: um breve esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI |
3 |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão |
80h |
Papel da Escola na Integração Social dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Integração Social Escolar; A Inclusão da Criança dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Projetos da Pedagogia, Psicologia e Áreas Afins como Alternativa para o Ensino-Aprendizagem; Pedagogia Inclusiva; Psicologia Educacional; Educando com Altas Habilidades; Superdotação: Educação; Altas Habilidades e a Escola. |
4 |
Tecnologia Assistiva |
80h |
Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias ;Recursos na Tecnologia Assistiva ;As Estratégias Didáticas ;A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa ;Inclusão Assistiva na Educação Superior;Tecnologia Assistiva na Universidade ;Divisão das Categorias Assistivas ;Categorias Assistivas ;Braille. |
5 |
Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa |
80h |
História da linguagem; Primeiras tentativas de comunicação do homem e a criação dos jornais; 2.1 Pensamento e linguagem: lógica; 2.2 As funções da linguagem; Linguagem formal; Linguagem informal; Comunicação alternativa |
6 |
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
80h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais;Aspecto legal na educação especial ;Aspecto social na educação especial ;Da Integração, Normatização e Inclusão ;Conceitos de Integração e Normatização;Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades ;Deficiência: Enfoque Biológico e Social ;Deficiência Biológica ;Deficiência Social. |
7 |
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica |
80h |
O Processo de Aprendizagem: Contribuições da Psicopedagogia; Contribuições da Psicologia Educacional ao Processo de Ensino-Aprendizagem; O Estudo como Atividade Estratégica e Autorregulada; Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional ; As Origens da Psicopedagogia: o Conceito e o Termo; Necessidade desde o Ponto de Vista da Psicopegogia Visando o Diagnóstico e a Intervenção; Oficinas Psicopedagógicas; Origens das Práticas de Oficinas Psicopedagógicas; Reflexões sobre a Reflexão. |
8 |
Avaliação Psicopedagógica |
80h |
Epistemologia Convergente; Introdução E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplicações; Características Do Diagnóstico Participativo; Conceito De Diagnóstico Na Educação; Característica Do Diagnóstico Participativo. |
9 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
TOTAL |
720h
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