1 |
Legislação Educacional e Políticas Públicas |
120h |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE. |
2 |
Gestão Financeira e Gestão de Processos Administrativos |
80h |
O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb). |
3 |
Teoria da Administração Escolar |
120h |
Teorias de Administração Escolar – Clássicas; Surge a Administração Escolar; Administração Escolar Conforme a Teoria de Taylor; Administração Escolar Conforme a Teoria de Fayol; Administração/Gestão Escolar - Quebra de Paradigmas; Transformações Sociais e Reflexos na Administração Escolar; Administração ou Gestão Escolar; Provimento do Cargo de Diretor; Gestão Escolar Democrática; Gestão Escolar Democrática-Participativa nos Contextos Legais; Plano Nacional de Educação e Gestão Democrática; A Bncc e a Gestão Democrática. |
4 |
Gestão de Pessoas e Processos |
80h |
Gestão de Recursos Humanos na Escola; Aplicações Iniciais da Prática de Gestão de Recursos Humanos Educacional; Desafios na Gestão de Recursos Humanos; Gestão por Competências; Avaliação por Competências; Indicativos e Pressupostos; O Desafio na Educação Contemporânea; O Papel do Trabalho Escolar no Desenvolvimento do Pensamento dos Estudantes; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem. |
5 |
Proposta Pedagógica e Concepções em Educação |
120h |
As Concepções Educacionais e seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos – A Obrigatoriedade da Educação e a Dualidade de Ensino; Estudos sobre a Escola e Democratização – Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Currículo Escolar; A Bncc e o Currículo Escolar; Materiais Didáticos x Projetos de Trabalho – Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e suas Intervenções no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democrática; O Diretor como Líder. |
6 |
Planejamento Estratégico |
80h |
Estudo dos Conceitos, Princípios, Partes e Tipos de Planejamento; Planejamento Estratégico do Setor da Educação; Planejamento Estratégico como Ferramenta para o Desenvolvimento das IES (Instituições de Ensino Superior); Plano Estratégico de Transformação Escolar (PETE); Ponderação sobre o Diagnóstico Estratégico na Escola; Conceitos e Aplicações sobre o Diagnóstico; Princípios do Diagnóstico Pedagógico como Forma de Planejamento Estratégico para Atender às Necessidades dos Alunos; Projetos e Planos de Ação Escolares: Requisitos e Fundamentos; Conceitos de Projetos e Planos de Ações; Implementação do Planejamento. |
7 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
120h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
8 |
Gestão Pedagógica e Avaliação |
120h |
Gestão Pedagógica; Gestão do Currículo; Tipos de Gestão; Gestão Pedagógica (Parte II) e Avaliação; Projeto Político Pedagógico; Tipos de Gestão Pedagógica; Avaliação: Introdução; Tipos de Avaliação. |
9 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
10 |
Metodologia de Trabalho Científico |
80h |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
TOTAL |
1000h
|
|