1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
.O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
|
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
Plano de negócios. Viabilidade de Negócio. Lean Startup. Estratégias do MVP. Negociação.
|
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer?
|
4 |
Introdução à Neuropsicopedagogia |
80h |
.Neurofisiologia: Aprendizagem e Memória; Conceitos Iniciais e Aplicações; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória (Armazenamento de Memória Implícita); Estado Atual de Neurociência; Pensamento: Linguagem; Pensamento e Linguagem de Vygotisky; Linguagem, Inteligência e Comunicação Animal; Diferentes Quadros Neuropsicopatológicos e Propostas de Tratamento no Contexto da Neuropsicopedagogia; Contribuição da Neuropsicopedagogia às Enfermidades; Alterações Neurológicas na Esquizofrenia.
|
5 |
Neurociência e Aprendizagem |
80h |
.Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico.
|
6 |
Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicomotora |
80h |
.Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade; Desenvolvimento Motor e Aprendizagem; Evolução e Conceitos da Psicomotricidade; Psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento infantil; Pressupostos e Aplicações da Psicomotricidade; Os Elementos e Desenvolvimento de cada Elemento Psicomotor; Intervenção e Reeducação Psicomotora; Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem; Testes de Avaliação Psicomotora; Testes Psicomotores; Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) – Rosa Neto; Bateria Psicomotora Adaptada (BPM) - Vitor da Fonseca.
|
7 |
Neurologia e seus Fundamentos |
80h |
.Introdução a Neurologia Básica; Neurologia Geral; Funções e Estruturas Neuronais; Atividade Elétrica dos Neurônios; Sinapses; Neurotransmissores; Formas de Abordagem da Cognição Humana; Introdução as Técnicas de Estudo do Cérebro; Ciência Computacional Cognitiva; Anatomia Geral; Divisões do Sistema Nervoso; Anatomia Funcional do Córtex Cerebral; Aspectos Filogenéticos do Sistema Nervoso; Anatomia do Telencéfalo; Nervos Cranianos; Áreas Funcionais do Córtex Cerebral; Semiologia Neuropsicológica; Semiologia Conceitos Introdutórios; Divisões da Semiologia; Epidemiologia dos Transtornos.
|
8 |
Bases Neurobiológicas da Aprendizagem |
80h |
Neurobiologia da Aprendizagem; Anatomia da Aprendizagem; As Células do Aprendizado; Células da Glía; Passo da Evolução das Células Nervosas; Neurônios; Neurotransmissores; O Custo do Não Conhecimento do Sistema Nervoso; Genética da Aprendizagem; Genética e Aprendizagem Aspectos Introdutórios; O Movimento Eugênico; Funções Executivas e Estruturação e Participação no Processo de Aprendizagem; Funções Executivas: Aspectos Anatômicos; Princípios Gerais e Domínios Específicos da Aprendizagem; Aprendizagem da Leitura e Escrita: Dificuldades Específicas; Modelo Déficit Fonológico; Aspectos Neurobiológicos da Dislexia do Desenvolvimento; Epilepsia e Aprendizagem; Deficiência Mental e Aprendizagem.
|
9 |
A Neurociência e os Sentidos da Criança e do Adolescente |
80h |
Introdução as Neurociências; Neurociências e suas Áreas Afins; Bases Evolutivas Neurais do Comportamento Humano e das Ciências do Cérebro; Psicogênese e Sociogênese; Processos Cognitivos Básicos e Superiores; Percepção; Memória; Inteligência.
|
TOTAL |
720h
|
|