1 |
Teorias e Práticas da Educação Infantil - TePDEI |
80h |
Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias. |
2 |
Fundamentos da Educação Infantil |
80h |
Concepção de Infância, Família e Sua Historicidade; A Infância na História; O Papel do Educador; A Relação da Família, Escola e Sociedade; A Repercussão da Autonomia das Crianças no que Tange à Relação Família-Escola; Relação Família-Escola; Educação Infantil nos Aportes de Piaget; A Influência de Jean Piaget na Pedagogia; Inteligência Sensorial-Motor. |
3 |
Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil |
80h |
Protagonistas do Dia a Dia Educativo: Crianças e Adultos; Organização Atual do Tempo Escolar; Crianças e Adultos no dia a dia Educativo; Educação Infantil e os Sistemas de Ensino; Introdução ao Conceito de Educação Infantil; O Professor da Educação Infantil; Novas Alternativas Pedagógicas no Ensino Infantil; Métodos de Educação: Montessori, Waldorf e Pikler; Método Educativo: Amara Berri e Reggio Emilia. |
4 |
Educação Infantil na Contemporaneidade - EInC |
80h |
A Invenção da Infância: História e Construções: Do; Termo “Infância” e; Contexto Sócio Histórico; Infância na Idade Antiga; Infância na Idade Média; Infância no Renascimento; Infância na Idade Moderna; A Infância no Brasil; A chegada europeia, a constituição familiar e a infância; A Infância dos Séculos XIX e XX; A Infância no Pós-ECA; Temas de Infância e Educação na Contemporaneidade; Subjetividade; Diversidade e Implicações Curriculares; Temas e Desafios Contemporâneos:; Mídias e Tecnologias; Consumo e Consumismo; Gênero, Afetividade e Sexualidade. |
5 |
Matemática nos Anos Iniciais |
80h |
Breve História da Matemática; Recursos Didáticos e Avaliação; Os Jogos Matemáticos; A Resolução de Problemas; A Geometria Pelos Sólidos Geométricos e pelo Tangran; O Material Dourado; Introduzindo a Fração. |
6 |
Metodologia do Ensino da Matemática |
80h |
Apresentação; Introdução; Considerações Iniciais Sobre o Ensino de Matemática; Alguns Períodos Importantes para a Evolução do Ensino da Matemática; Recursos Metodológicos; Os Conteúdos nos Ensinos Fundamental e Médio. |
7 |
Práticas Pedagógicas de Matemática |
80h |
Teorias de Aprendizagem e Tendências de Ensino de Matemática; Conceitos e Metodologias Aplicadas ao Ensino de Matemática; O Planejamento de Ações Pedagógicas e a Análise de Livros Didáticos; Diferenciando a Parte Burocrática da parte Pedagógica no Âmbito Institucional. |
8 |
Matemática: Conteúdos e Métodos |
80h |
O Conhecimento Matemático; Caracterização da Área de Matemática; A Matemática no Ensino Fundamental; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Avaliação em Matemática; Objetivos Gerais de Matemática para o Ensino Fundamental; Selecionando os Conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental; Matemática para o Primeiro Ciclo; Recursos de Ensino; Conteúdos, Conceitos e Procedimentos: Números Naturais e Numeração Decimal; Matemática Para o Segundo Ciclo; Conceitos, Conteúdos e Procedimentos: Números Naturais, Numeração Decimal e Números Racionais; Avaliação (Segundo Ciclo); Recomendações Didáticas. |
9 |
Estratégias de Ensino Pelo Lúdico |
80h |
Espaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais. |
TOTAL |
720h
|
|