1 |
Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil |
80h |
Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI |
2 |
Considerações sobre os diferentes tipos de deficiências: intelectual, auditiva, visual e física |
80h |
Da Deficiência Intelectual: Mudança da Vida Adulta em Ambiente Universitário; A Educação das Pessoas com Deficiência Intelectual ;Deficiência e Educação Superior: Uma Questão de Direitos Humanos; O Papel do Professor com o Aluno com Deficiência Intelectual; Professor X Aluno com Deficiência Intelectual; Professores de Educação Especial Musicoterapeutas; Abordagem Sócio Educacional às Pessoas com Deficiência Física; Visão Social: Igualdade de Oportunidades. |
3 |
Avaliação escolar e intervenções pedagógicas voltadas ao público da Educação Especial |
80h |
Acessibilidade para o Aluno com Deficiência na Educação; Educação e Acessibilidade; Centro Escolar: Cantinas, Bibliotecas, Laboratórios, Oficinas, Banheiros, Etc.; Inclusão Escolar através de Participação em Atividade Práticas e Reflexões em Grupo; Aspectos Chaves da Educação Inclusiva; Comunidade Educativa; Sociedade Inclusiva; Atividade Práticas e Reflexões em Grupo Impacto da Deficiência Intelectual dos Pais; Fatores Relacionados nos Cuidados e Desenvolvimento dos Filhos; Reação dos Pais à Deficiência de uma Criança; Deficiência Intelectual dos Pais (Matrimônio). |
4 |
Altas habilidades - Superdotação- Conceituação e Intervenções Pedagógicas |
80h |
Altas Habilidades ou Superdotação no Sistema Educacional Brasileiro Jurídico; Educação X Legislação; Políticas Públicas para AH/SD; Panorama Global das Altas Habilidades/Superdotação; A Identificação do Superdotado; A Família, Escola e Sociedade Frente as Altas Habilidades e Superdotação; Alternativas de Atendimento para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação; Modelos Explicativos; A Resposta Educacional com Alunos com Alta Habilidades Intelectuais. |
5 |
Transtornos do Desenvolvimento: Conceituação e Intervenções Pedagógica |
80h |
Do Estudo da Síndrome de Klinefelter; Conceitos sobre Síndromes e Síndrome de Klinefelter; Variações Cromossômicas: Crianças e Jovens; Do Estudo da Síndrome de Cri Du Chat; Conceitos da Síndrome Cri Du Chat; Intervenção Familiar, Médica e Educativa; Do Estudo da Síndrome de Huntchinson-Gilford; Conceitos e Características de Huntchinson-Gilford; A Mãe de Todas as Doenças. |
6 |
Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa |
80h |
História da Linguagem; Primeiras Tentativas de Comunicação do Homem e a Criação dos Jornais; Pensamento e Linguagem: Lógica; As Funções da Linguagem; Linguagem Formal; Linguagem Informal; Comunicação Alternativa. |
7 |
Relacionamento Interpessoal e Ética Profissional |
80h |
Relacionamento Interpessoal: Conceitos e Contextos; Uma Breve Contextualização; Das Psicologias Sociais e do Desenvolvimento às Outras Áreas do Conhecimento; Gestão de Pessoas e os Relacionamentos Humanos; Inteligência Emocional; Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho; Liderança, Comunicação e Equipe de Trabalho; Liderança nas Organizações; Comunicação Interpessoal nas Organizações; Trabalho em Equipe; Gestão de Conflitos: Conceitos e Causas de Conflito; Formas, Estratégias e Táticas de Negociação; Ética Profissional: Conceitos e Fundamentos; A Ética Profissional; A Conduta Ética de um Profissional; Código de Ética Profissional. |
8 |
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais-EEDTNE |
80h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais;Aspecto legal na educação especial ;Aspecto social na educação especial ;Da Integração, Normatização e Inclusão ;Conceitos de Integração e Normatização;Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades ;Deficiência: Enfoque Biológico e Social ;Deficiência Biológica ;Deficiência Social. |
9 |
Tecnologia Assistiva - TA |
80h |
Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias ;Recursos na Tecnologia Assistiva ;As Estratégias Didáticas ;A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa ;Inclusão Assistiva na Educação Superior;Tecnologia Assistiva na Universidade ;Divisão das Categorias Assistivas ;Categorias Assistivas ;Braille. |
TOTAL |
720h
|
|