1 |
Gestão e Aplicação das Políticas Públicas |
80h |
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO,FLEXIBILIDADE E GESTÃO POR RESULTDOS,TRANSFORMAÇÕES NO SERVIÇO PÚBLICO,SOCIEDADE EM REDE, O ESTADO EM REDE,ATORES SOCIAIS E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA,A NOVA GESTÃO PÚBLICA: CONCEITOS E DEFINIÇÕES |
2 |
Legislação Educacional e Políticas Públicas |
80h |
Legislação Educacional,Políticas Públicas,PDE,CNE,MEC,Tipos de Gestão,Gestão Democrática |
3 |
Proposta Pedagógica e Concepções em Educação |
80h |
Concepções de educação e gestão escolar.,A gestão educacional e o construtivismo.,Paulo Freire e a gestão educacional,Escolas autogestionárias: prós e contras.,O projeto político pedagógico e a gestão educacional: delimitações.,O Plano Nacional de Educação e a gestão escolar.,Gestão educacional e a BNCC - Proposições |
4 |
Pesquisa de Clima Organizacional |
80h |
Clima Organizacional; Conceitos. Escalas Mensuração Do Clima Organizacional. A Pesquisa De Clima Organizacional. Aplicação Gerencial Do Clima Organizacional. |
5 |
Gestão do Projeto Educativo |
80h |
A organização escolar e a gestão pedagógica; A gestão do currículo; A gestão da ação docente; A gestão dos resultados. |
6 |
Desafios da Educação em Tempos Tecnológicos |
80h |
Tecnologias e educação: um desafio docente; Educação, comunicação e tecnologias. |
7 |
Gestão Democrática |
80h |
A gestão educacional a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da Lei de diretrizes e bases 9394/1996.,O papel da gestão democrática nos sistemas municipais, estaduais e do sistema federal e no nível escolar,A importância da participação e das ações coletivas nas equipes pedagógicas,Os conselhos escolares e a gestão escolar democrática,Experiências significativas em gestão democrática,Clima educacional e cultura democrática: o papel do diretor de escola.,Gestão democrática dos sistemas de ensino |
8 |
Acompanhamento e Avaliação do Currículo da Escola |
80h |
Conceitos e fins do planejamento,O desenho curricular,Ciências Sociais e suas influências na organização do Trabalho Pedagógico,Bordieu e os reflexos na organização pedagógica de avaliação,Críticas da sociologia da educação de Bourdieu,Seleção e organização dos saberes escolares,O objeto da organização escolar |
9 |
Teoria da Administração Escolar |
80h |
Evolução da administração escolar: teoria versus prática,Análise dos conceitos de Administração escolar e Gestão escolar,Gestão escolar democrática da escola pública – direito e realidade,A gestão escolar de escolas públicas – desafios a serem alcançados,O provimento do cargo de gestão escolar e suas implicações para a democracia - participativa,Clima educacional e gestão escolar: aproximações e distanciamentos,O papel do diretor de escola na organização do projeto político pedagógico. |
TOTAL |
720h
|
|