1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Práticas e Métodos de Gestão Escolar |
80h |
As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto da Gestão Escolar; Disposições Legais sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola. |
5 |
Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar |
80h |
Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico. |
6 |
Planejamento e Avaliação Educacional |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
7 |
Gestão Democrática na Escola |
80h |
Projetos na Escola e Questões Norteadoras; Um Histórico das Políticas Educacionais; Histórico das Legislações e das Relações com as Políticas Públicas no Brasil; O Papel da Gestão Escolar Democrática Frente ao PPP; Gestão Democrática e seus Tipos; Princípios Norteadores e Desafios Enfrentados em uma Gestão Democrática. |
8 |
Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar |
80h |
Esboço Histórico da Inspeção Escolar; A Inspeção Escolar Face aos Novos Paradigmas; O Termo de Visita; Escrituração Escolar; Estudos Realizados no Exterior; Recursos Didáticos Pedagógicos; Regimento Escolar e Proposta Pedagógica da Escola; Lei Delegada 122 2007 de 25/01/2007. |
9 |
Educação e Cultura |
80h |
Exclusão e Inclusão Social; A Escola e seus Sujeitos; Relações Raciais, Condicionantes Socioculturais; Paulo Freire, Movimentos Sociais e Educação Popular; Ética e Cidadania. |
TOTAL |
720h
|
|