1 |
Coordenação Pedagógica e o seu Papel Social e Profissional |
80h |
Integração Escolar: Papéis e Funções dos Profissionais; Conceitos Iniciais e Funções; Integração Escolar; A Gestão Escolar e Seus Conceitos e Aplicações; Conceitos e Aplicações; Responsabilidades da Gestão Escolar; A Gestão Escolar e o Uso das Tecnologias; As Tics e a Coordenação Pedagógica: Conceitos e Definições; As Novas Tecnologias na Educação. |
2 |
Acompanhamento e Avaliação do Currículo da Escola |
80h |
Conceitos E Fins Do Planejamento; O Desenho Curricular; Ciências Sociais E Suas Influências Na Organização; Do Trabalho Pedagógico; Bordieu E Os Reflexos Na Organização Pedagógica De Avaliação; Críticas Da Sociologia Da Educação De Bourdieu; Seleção E Organização Dos Saberes Escolares; O Objeto Da Organização Escolar. |
3 |
Organização do Trabalho Pedagógico na Escola e no Sistema Escolar |
80h |
A Tríplice: Trabalho, Educação e Escola; Breve Histórico da Origem do Trabalho Humano; Permeando Relação Trabalho – Educação; A Complexa Função Social da Escola; Concepção de Trabalho Pedagógico; Instrumentalizando O Trabalho Pedagógico; Planejamento e Planejamento Escolar; O Projeto Político Pedagógico: Conceito, Pressuposto e Contexto; Elaboração e Implementação do Projeto Político Pedagógico; Princípios Norteadores do PPP; Elementos Constitutivos do Projeto Político Pedagógico; Etapas de Elaboração e Finalidades do Projeto Político Pedagógico; Processos para Elaboração do Projeto Político Pedagógico; Etapas Constituintes do Projeto Político Pedagógico; Acompanhamento e Avaliação do Projeto Político Pedagógico; Estrutura do Projeto Político Pedagógico; Gestão Escolar E Trabalho Pedagógico Como Compromisso De Todos; De quem a Escola Precisa: Diretor, Administrador ou Gestor?; Gestão: Conceito Geral e Modelos; Gestão Escolar; Concepções de Organização e Gestão Escolar; Práticas de Organização e Gestão Escolar; Gestões Democráticas; Gestão Democrática na Escola; Gestão Democrática e as Instâncias Colegiadas; Equipe Gestora; Ações Colaborativas e Elementos Constitutivos da Equipe Gestora; Equipe Gestora e o Projeto Político Pedagógico. |
4 |
Atuação do Gestor e do Coordenador Frente aos Profissionais da Equipe Escolar |
80h |
As Complexas Relações Humanas; Origem, Fundamento e Princípios das Relações Humanas; Relações Humanas em Diferentes Contextos; Relações Humanas no Trabalho; Relações Humanas na Escola; Ética nas Relações Humanas; Relações Intrapessoais; Relações Interpessoais; A Liderança no Contexto Da Gestão Escolar; Disposições Legais Sobre a Formação do Gestor Escolar; Liderança e Gestão Escolar; Competências de Líderes Eficazes; Características, Competências e Habilidades de Líderes/Gestores Escolares; Cultura, Clima e Pessoas da Organização Escola; A Escola Como uma Organização; Cultura e Clima Organizacional; A Cultura e o Clima Organizacional no Espaço Escolar; Gestão das Pessoas da Escola. |
5 |
Gestão de Pessoas e Processos |
80h |
Gestão de Recursos Humanos na Escola; Aplicações Iniciais da Prática de Gestão de Recursos Humanos Educacional; Desafios na Gestão de Recursos Humanos; Gestão por Competências; Avaliação por Competências; Indicativos e Pressupostos; O Desafio na Educação Contemporânea; O Papel do Trabalho Escolar no Desenvolvimento do Pensamento dos Estudantes; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem; O Problema Central na Aplicação e Implementação de Modelos de Desenvolvimento Contextual Dentro da Gestão da Aprendizagem. |
6 |
Funções Administrativas, Planejamento e Controle |
80h |
Planejamento, Organização E Direção; Planejamento; Organização; Direção; Formas De Administração; Administração Japonesa; Benchmarking; Administração Empreendedora; O Emprego; Metodologia 5s; Controle De Gestão; Controle; Analise Swot; Gestão Escolar. |
7 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
8 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
9 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
TOTAL |
720h
|
|