1 |
Softwares Educacionais |
80h |
Entre o caderno e o tablets – Ressignificando os processos de ensino usando softwares educativos.,Entre o giz e o computador: Novas práticas de ensino utilizando os games nos processos de ensino.,As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) utilizadas como ferramentas formadora de professores do ensino fundamental.,O ensino de linguagens no ensino fundamental, tendo como fonte inspiradora a internet.,O Wattszap como ferramenta de ensino de linguagens.,A utilização de bibliotecas digitais como fonte de pesquisa na Educação Básica.,A internet e o processo de escrita: Novas ferramentas no processo de ensino e construção do conhecimento.
|
2 |
Princípios de Programação |
80h |
Definição de algoritmos. Formas de representação de algoritmos. Variáveis, constantes e operadores. Estruturas algorítmicas: atribuição, seleção, repetição, entrada e saída, abstrações em nível de módulos, blocos, procedimentos e funções, passagem de parâmetros.
|
3 |
Instrumentação: Sensores e Atuadores |
80h |
Sensores analógicos e digitais. Aplicações práticas de sensores. Atuadores eletromecânicos, relés e solenóides. Motores DC, servomotores e motores de passo. Multímetros.
|
4 |
Programação Aplicada |
80h |
Programação de microcontroladores com Ambiente de Desenvolvimento Integrado(IDE). Tipos de variáveis. Constantes. Operadores lógicos e aritméticos. Estrutura de controle e repetição. Funções de configuração, loop, intervalo, leitura de porta análogica, escrita e leitura em porta digital. Comunicação Serial e interface de monitoramento.
|
5 |
Robótica Aplicada |
80h |
Construção de robôs com blocos de montar. Programação em blocos. Robôs de resgate. Robôs manipuladores, Robôs seguidores de linha. Sistemas Inteligentes aplicados à automação de robôs.
|
6 |
Sistemas Robóticos |
80h |
Retrospectiva histórica e estado-da-arte em robôs educacionais e móveis; Definições e características de um robô. Tecnologias e nomenclatura técnica em robótica. Elementos de um sistema robótico (Microcontrolador, sensor, atuador, Elementos de máquinas). Tipos de robôs. Modos de programação
|
7 |
Introdução à Tecnologia de Informação na Educação |
80h |
.
|
8 |
Uso de Tecnologias Aplicada no Processo de Aprendizagem |
80h |
O contexto da informática educativa no Brasil,A utilização do computador como ferramenta pedagógica,A internet dentro do processo de ensino-aprendizagem,A importância do planejamento pedagógico para o sucesso da informática educativa,Os softwares educativos, classificação e características,O papel do professor na utilização das tecnologias para fins pedagógicos ,Ambientes virtuais de aprendizagem, características e funcionalidades
|
9 |
Ferramentas Computacionais em Práticas Pedagógicas |
80h |
.A utilização pedagógica de jogos,Aplicativos no apoio dos processos pedagógicos,Os desafios enfrentados pelo professor na informatização da educação,Os impactos das transformações digitais nos processos de ensino,As ferramentas para gestão dos ambientes educacionais,O professor como mediador do papel do processo de construção de do conhecimento,O aprendizado interativo e colaborativos dos alunos
|
TOTAL |
720h
|
|