1 |
Bases da Psiquiatria Infantil |
80h |
Aspectos Psicológicos e Evolução Humana; Exame Psíquico da Criança; Avaliação Neuropsicológica: O que é?; Como é feito?; Qual Objetivo?; Quando é Indicado?; O que é avaliado;
|
2 |
Ciências Neurológicas |
80h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
3 |
Técnicas Cognitivas e Comportamentais |
80h |
Técnicas Cognitivas. Técnicas Comportamentais. Aspectos éticos do atendimento clínico. Introdução e problematização do modelo cognitivo de Beck. Estudos sobre eficácia e eficiência do modelo cognitivo. Apresentação e aplicação das principais técnicas cognitivas. Estudo das principais técnicas comportamentais utilizadas na clínica psicológica. Seleção, aplicação e avaliação de procedimentos comportamentais.
|
4 |
Desenvolvimento Infantil |
80h |
O que é desenvolvimento infantil?; Tipos de desenvolvimento: Desenvolvimento físico; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Afetivo; Qual a importância de um bom desenvolvimento infantil?; Quais as 4 fases do desenvolvimento infantil de acordo com a Psicologia?; Características de cada fase do desenvolvimento infantil; Marcos de cada fase do desenvolvimento infantil: Período recém-nascido; 4 a 6 meses; 7 a 9 meses; 12 meses; De 2 a 4 anos; De 5 a 6 anos; Principais orientações para cada fase do desenvolvimento infantil? |
5 |
Reabilitação Neuropsicológica Adulto e Infantil |
80h |
Conceitos e Aplicações de Neuroanatomia; Neuroanatomia e Aplicações; Estrutura Interna dos Hemisférios Cerebrais: Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofisiologia; Neurofisiologia da Aprendizagem; Mecanismos Moleculares de Armazenamento de Memória; Conceitos e Aplicações de Neurofarmacologia
|
6 |
Neuropsicologia: Infância e Adolescência |
80h |
Bases de Estudo do Desenvolvimento Humano; A Infância; A Adolescência. |
7 |
Avaliação Neuropsicológica Adulto e Infantil |
80h |
Conceitos Básicos sobre Neuropsicologia e Avaliação; Avanços e Direcionamentos sobre a Neuropsicologia; A Avaliação Neuropsicológica Formal; Atuação em Diversas Àreas de Intervenção; Rendimento Escolar e a Intervenção; Intervenção Psicoeducativa; Capacidade e a Necessidade da Realização de Trabalhos Interdisciplinares; Conceitos de Trabalhos Interdisciplinares; Objetivos da Avaliação Neuropsicológica Infantil e Aspectos Centrais da Exploração Neuropsicológica. |
8 |
TEA - Desenvolvimento Infantil e Estudos Neuropsicobiológicos |
80h |
O Desenvolvimento Infantil Normal; Aprendizagem: Características, Produtos e Condições; As Contribuições da Psicologia Social Para Portadores de TEA; Bases Neurobiológicas do Autismo; Teorias Sobre o Autismo. |
9 |
Transtornos Mentais em Crianças |
80h |
Sintomas de Problemas Psicológicos em Crianças; Como Identificar Transtornos em Crianças; Quais Condições de Saúde Mental Afetam as Crianças?; Transtornos de Ansiedade;Transtorno do Espectro do Autismo (ASD); Distúrbios Alimentares; Distúrbios do Humor; Esquizofrenia; Sintomas de Problemas Psicológicos em Crianças; Tratamentos: Psicofarmacoterapia; Psicoterapia Cognitiva; Psicoterapia Psicodinâmica; Orientação Familiar.
|
TOTAL |
720h
|
|