1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Metodologia do Ensino de Arte-Educação |
80h |
Didática; Abordagens Teóricas E Conceituais Sobre Arte E Artistas; Planejamento Escolar; O Ensino Da Arte Dentro E Fora Do Ambiente Escolar; Formação De Professores: Identidade E Contextos De Trabalho. |
5 |
Teoria da História - Introdução aos Estudos Históricos |
80h |
Ideias e Cultura no Brasil: da Colônia Os Anos de 1960; O Conceito de Cultura; Concepções e Ações sobre Cultura no Brasil (o Brasil império; raça e cultura na primeira república; a semana de arte moderna de 1922; as décadas de 1930 e 1940; a cultura nos anos 50 e 60). |
6 |
Linguagens da Arte na Educação: Música, Teatro, Dança |
80h |
Música Na Educação Infantil; Música No Ensino Fundamental; O Teatro Em Sala De Aula: Uma Ferramenta Para A Educação Do Sensível; A Dança. |
7 |
História da Arte |
80h |
O Estudo da Arte como Disciplina Histórica; A Periodização e os Campos da História da Arte. |
8 |
História: Conteúdos e Métodos |
80h |
Civilizações Primitivas do Novo Mundo; O Novo Mundo; América Anglo-Saxônica; América Espanhola ;América Portuguesa; As Colônias Francesas e Holandesas Referências. |
9 |
História da Arte: da Pré-História ao Surrealismo |
80h |
Panorama Histórico, Artístico E Cultural Ao Longo Dos Tempos; A Revolução Francesa E Suas Contribuições Para Uma Nova Visão De Sociedade, Homem E Arte; A Revolução Industrial E A Arte Com Foco No Romantismo; A Realidade E As Concepções Artísticas Realistas E Naturalistas; As Vanguardas E A Explosão Da Arte Moderna. |
TOTAL |
720h
|
|