1 |
AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida |
80h |
Deficiência e Mobilidade Reduzida; Introdução; Conceitos Relativos ao Tema; Deficiência e Mobilidade Reduzida (Parte II); Acessibilidade; Comunicação; Deficiência e Mobilidade Reduzida (Parte III); Deficiências Físicas; Educação. |
2 |
AEE para Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira |
80h |
A Dificiência Visual; Educação Para Deficientes Visuais; A Cegueira; A Baixa-Visão; A Construção Da Educação; Ensino Especial E A Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; A Pratica Da Educação Física; O Estudo De Artes; Recursos Pedagógicos; O Design E O Tato; Percepção Visual; O Som; Jogos Para Inclusão; Braile. |
3 |
Deficiência Auditiva e Surdez |
80h |
A Audição e o Aparelho Auditivo; Deficiência Auditiva/Surdez; Educação de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado; Libras e AEE em Libras; AEE para Ensino da Língua Portuguesa. |
4 |
AEE para Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação |
80h |
Da Deficiência Mental à Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado - AEE; Identificação/Caracterização e Trabalho com Altas Habilidades; Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual. |
5 |
AEE para Deficiências Múltiplas e Surdocegueira |
80h |
Deficiência Múltipla - Surdocegueira; As Necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla; A Importância do Movimento e da Comunicação; Adaptações de Acesso ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação. |
6 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD |
80h |
A CID-10 e o DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD – Focando o Autismo; Introdução aos Transtornos Globais do Desenvolvimento; Filogênese do Sistema Nervoso; Bases Estruturais do Sistema Nervoso; Os Neurônios; Especialização e Função dos Hemisférios; A Plasticidade Cerebral/Neural e a Memória; Introdução A Fundamentos da Educação Especial; A Educação Especial no Brasil; Educação Especial – Um Direito Assegurado; O Atendimento Educacional Especializado; Concepção de Inclusão; A Organização da Escola Inclusiva; A Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais à Sala de Aula; Os Desafios nas Políticas Educacionais |
7 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento e as Intervenções Pedagógicas |
80h |
Do estudo da síndrome de Klinefelter ;Conceitos sobre síndromes e síndrome de Klinefelter ;Variações Cromossômicas: crianças e jovens ;Do estudo da síndrome de Cri Du Chat ;Conceitos da síndrome Cri Du Chat ;Intervenção familiar, médica e educativa ;Do estudo da síndrome de Huntchinson-GilfordConceitos e características de Huntchinson-Gilford ;A mãe de todas as doenças. |
8 |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
80h |
Fundamentos Básicos, Históricos e Políticos; Genealogia e desenvolvimento do TEA: aspectos histórico-sociais do diagnóstico. Autismo e suas Características; Conceitos e generalidades. Condições associadas aos TEA.Neurobiologia do Autismo; Neurodesenvolvimento; Neurofisiologia da Aprendizagem e Múltiplas Inteligências; Marcos do Desenvolvimento; Psicologia do Desenvolvimento com enfoque na Educação de Autistas;Psicomotricidade; Aprendizagem Motora e Autismo. |
9 |
Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar |
80h |
Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem - O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem. |
TOTAL |
720h
|
|