1 |
Planejamento e Avaliação Educacional |
80h |
Avaliação Educacional; Reflexões sobre a Finalidade da Prática da Avaliação Escolar; A Avaliação Classificatória e suas Implicações na Aprendizagem Educacional Escolar; Planejamento Educacional; Como Atribuir Sentido para o Conceito de Planejamento?; Funções do Planejamento; Planejamento no Desenvolvimento de Competências; O Planejamento para a Sala de Aula. |
2 |
A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica |
80h |
Esboço e Pontos Relevantes da Intervenção; O Tratamento Segundo Sara Paín; Avaliações Psicopedagógicas; Os Novos Tratamentos, Medicamentos e Equipamentos. |
3 |
Acompanhamento e Avaliação do Currículo da Escola |
80h |
Conceitos E Fins Do Planejamento; O Desenho Curricular; Ciências Sociais E Suas Influências Na Organização; Do Trabalho Pedagógico; Bordieu E Os Reflexos Na Organização Pedagógica De Avaliação; Críticas Da Sociologia Da Educação De Bourdieu; Seleção E Organização Dos Saberes Escolares; O Objeto Da Organização Escolar. |
4 |
Avaliação escolar e intervenções pedagógicas voltadas ao público da Educação Especial |
80h |
Acessibilidade Para o Aluno com Deficiência na Educação ;Educação e Acessibilidade;Centro Escolar: Cantinas, Bibliotecas, Laboratórios, Oficinas, Banheiros, Etc. ;Inclusão Escolar Através de Participação em Atividade Práticas e Reflexões em Grupo ;Aspectos Chaves da Educação Inclusiva ;Comunidade Educativa e Sociedade Inclusiva e Atividade Práticas e Reflexões em Grupo Impacto da Deficiência Intelectual dos Pais e Fatores Relacionados nos Cuidados e Desenvolvimento dos Filhos Reação dos Pais à Deficiência de uma Criança Deficiência Intelectual dos Pais (Matrimônio). |
5 |
Avaliação Institucional |
80h |
Qualidade, Educação e Avaliação; Avaliação da Qualidade da Educação; Os Princípios e Critérios que Devem Apoiar a Avaliação da Qualidade da Educação; Avaliação Institucional: Formatos, Processos, Potencialidades e Fragilidades; Autoavaliação Institucional e Sua Importância no Ensino Superior; A Importância da Avaliação Institucional; Concepções de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem; A Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem no Âmbito da Educação Superior; Técnicas e Instrumentos de Avaliação. |
6 |
Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento |
80h |
O Desenvolvimento Humano; Psicologia da Aprendizagem; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Condições de Aprendizagem; Introdução às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. |
7 |
Neurociência e Aprendizagem |
80h |
Neurociência Versus Educação; Antecedentes das Ciências Cognitivas e Neurais; A Adequação das Ciências Neurais à Educação; As Chaves da Neurociência Educacional; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; Plasticidade Neural e Suas Aplicações; Aprendizagem Tendo em Vista a Plasticidade Neural; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Conceito de Sistema Límbico suas Aplicações; Aprendizagem no Sistema Límbico. |
8 |
Currículos e Programas |
80h |
Os Fundamentos do Currículo; Currículo, Histórico e a Abordagem Social; As Perspectivas e a Elaboração do Processo Curricular Pautado nos Programas Educacionais. |
9 |
Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar |
80h |
Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico. |
TOTAL |
720h
|
|