1 |
Educomunicação |
80h |
Fundamentos e conceituação da educomunicação. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. Elementos da educomunicação e novas metodologias em sala de aula. Linguagem e aplicação de diferentes mídias em sala de aula. Características de produções educomunicativas em diversas mídias: conteúdos, formatos e tecnologias. A interface educação/comunicação e seus reflexos nas práticas educativas e na formação de professores. Desafios da edocomunicação no mundo contemporâneo. Responsabilidade social e ações na área da educomunicação. Políticas Públicas educacionais e multimídia. As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na educomunicação. |
2 |
Ferramentas Computacionais em Práticas Pedagógicas |
80h |
Impacto da tecnologia no âmbito pedagógico. Desafio do professor frente à novas tecnologias. Ferramentas computacionais utilizada como aliadas nas práticas pedagógicas. Agenda eletrônica. Sistemas de controle, organização de dados e planejamento. Gráficos e resultados. |
3 |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Teoria e Prática |
80h |
Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acessibilidade em EaD mediada pela web. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem. Mudanças diante do cenário de pandemia. |
4 |
Judicialização Educacional |
80h |
Introdução. A Judicialização da Educação. O Papel do Ministério Público no Processo de Judicialização da Educação. Jurisprudência e a Garantia do Direito à Educação. |
5 |
Legislação Educacional e Políticas Públicas |
80h |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE. |
6 |
Princípios do Direito Educacional |
80h |
Introdução. Direito Educacional. Fontes do Direito Educacional. Princípios do Direito Educacional. Direitos de Segunda Dimensão e Instrumentos de Tutela à Educação. A Educação Brasileira a Partir da Constituição Federal de 1988. |
7 |
A Escola e a Construção de Valores Sociais |
80h |
O processo educacional e a integralidade do indivíduo; Conhecimento e construção de valores; Os papéis da família e da escola na construção social do indivíduo; Indisciplina como fator social; O trabalho em rede: integralidade da criança e do adolescente; Trabalho em rede e mapeamento; O trabalho em rede nos processos educacionais; Rede de proteção social à infância e à adolescência; Garantias e Direitos fundamentais da Criança e do Adolescente e o papel das instituições sociais; As garantias legais da criança e do adolescente; Os papéis do Estado, da sociedade e da família em relação ao direito à educação; Orientações para o trabalho sócio-pedagógico diante das novas demandas postas à escola. |
8 |
Organização do Trabalho Pedagógico na Escola e no Sistema Escolar |
80h |
A Tríplice: Trabalho, Educação e Escola; Breve Histórico da Origem do Trabalho Humano; Permeando Relação Trabalho – Educação; A Complexa Função Social da Escola; Concepção de Trabalho Pedagógico; Instrumentalizando O Trabalho Pedagógico; Planejamento e Planejamento Escolar; O Projeto Político Pedagógico: Conceito, Pressuposto e Contexto; Elaboração e Implementação do Projeto Político Pedagógico; Princípios Norteadores do PPP; Elementos Constitutivos do Projeto Político Pedagógico; Etapas de Elaboração e Finalidades do Projeto Político Pedagógico; Processos para Elaboração do Projeto Político Pedagógico; Etapas Constituintes do Projeto Político Pedagógico; Acompanhamento e Avaliação do Projeto Político Pedagógico; Estrutura do Projeto Político Pedagógico; Gestão Escolar E Trabalho Pedagógico Como Compromisso De Todos; De quem a Escola Precisa: Diretor, Administrador ou Gestor?; Gestão: Conceito Geral e Modelos; Gestão Escolar; Concepções de Organização e Gestão Escolar; Práticas de Organização e Gestão Escolar; Gestões Democráticas; Gestão Democrática na Escola; Gestão Democrática e as Instâncias Colegiadas; Equipe Gestora; Ações Colaborativas e Elementos Constitutivos da Equipe Gestora; Equipe Gestora e o Projeto Político Pedagógico. |
9 |
Temas Emergentes Relacionados a Educação |
80h |
Introdução. Mediação de Conflitos. Métodos Para Administrar Conflitos. O Direito Dos Presos à Educação. O Bullying e a Responsabilidade Civil Das Escolas. |
TOTAL |
720h
|
|