1 |
Fundamentos da Educação e Comunicação |
80h |
A Globalização e o poder da informação. Comunicação, Informação e a Expansão do Conhecimento. Informática na Educação. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Ensino à Distância. Comunicação e Interação Entre Professores. Tutores e Estudantes na Educação a Distância (EAD). |
2 |
História da Educação Brasileira |
80h |
História e Historiografia; O Período Jesuítico (1549-1759);O Período Pombalino (1760-1808);Educação Brasileira no Império ? Primeira Tentativa de Organizar a Educação Brasileira; Educação no Regime Militar; Educação na Nova República. |
3 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
4 |
Planejamento e Avaliação Educacional |
80h |
As Interações em Sala de Aula: O Papel dos Professores e dos Alunos; Interação Professor x Aluno; Interação entre Estudantes; Os Objetivos de Ensino, Os Conteúdos Programáticos as Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Missão Docente; Dimensões do Processo Didático e seus Eixos Norteadores; A Docência Universitária e suas Competências. |
5 |
Psicologia da Educação |
80h |
Psicologia da Educação; O Desenvolvimento do Estudante; Psicologia da Aprendizagem. |
6 |
Filosofia Contemporânea da Educação |
80h |
A Pedagogia Moderna: Algumas Reflexões; O Pensamento De Friedrich Nietzsche Sobre A Educação; O Pensamento De Gilles Deleuze Sobre A Educação; O Pensamento De Michel Foucault Sobre A Educação; A Filosofia De Larrosa E Boaventura Sobre A Experiência. |
7 |
Sociologia da Educação |
80h |
Sociologia da Educação e os Conceitos Fundamentais; Sociologia como Instrumento para Compreensão da Educação; Sociologia da Educação no contexto contemporâneo; Percorrendo teorias do conflito dentro das Ciências Sociais; Sociologia, Sociedade, Educação e Gênero; Sociologia, Educação e Política; Émile Durkheim e a importância da Sociologia enquanto disciplina; Karl Marx: as novas formas metodológicas de interpretar a realidade; Max Weber: autoridade para o método sociológico |
8 |
Gestão Educacional |
80h |
As Políticas Educacionais Públicas do Brasil; Notas Históricas Envolvendo as Políticas Educacionais; Um Aparato Histórico das Legislações e Relações com as Políticas Públicas Brasileiras. |
9 |
Organização do Trabalho Pedagógico na Escola e no Sistema Escolar |
80h |
A Tríplice: Trabalho, Educação e Escola; Breve histórico da origem do trabalho humano; Permeando relação trabalho – educação; A complexa função social da escola; Concepção de trabalho pedagógico; Instrumentalizando o Trabalho Pedagógico; Planejamento e Planejamento Escolar; O Projeto Político-Pedagógico: conceito, pressuposto e contexto; Elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico; Princípios norteadores do PPP; Elementos constitutivos do Projeto Político-Pedagógico; Etapas de elaboração e finalidades do Projeto Político-Pedagógico; Processos para elaboração do Projeto Político-Pedagógico; Etapas constituintes do Projeto Político-Pedagógico; Acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico; Estrutura do Projeto Político-Pedagógico; Gestão Escolar e Trabalho Pedagógico como Compromisso de Todos; De quem a escola precisa: diretor, administrador ou gestor?; Gestão: conceito geral e modelos; Gestão escolar; Concepções de organização e gestão escolar; Práticas de organização e gestão escolar; Gestão democrática na escola; Gestão democrática e as instâncias colegiadas; Equipe gestora; Ações colaborativas e elementos constitutivos da equipe gestora; Equipe gestora e o Projeto Político-Pedagógico. |
TOTAL |
720h
|
|