1 |
Práticas de Alfabetização e Letramento segundo a BNCC |
80h |
Reflexão sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o melhor Método de Alfabetização para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento?; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo sobre a Formação de Professores. |
2 |
A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização |
80h |
O Ensino do Sistema de Escrita; O Workshop de Escrita; Teorias da Aprendizagem; Importância da Alfabetização; Alfabetização Inicial; O Papel do Professor Hoje no Ensino de Leitura e Escrita; O Papel da Educação, da História e da Cultura na Construção de Práticas de Leitura e Escrita; O Processo de Leitura na Educação Básica; Métodos para Aprender a Ler. |
3 |
A Organização do Trabalho Escolar e os Recursos Didáticos na Alfabetização |
80h |
As Tendências Pedagógicas na Didática e Organização do Trabalho Pedagógico; A Presença das Tendências Pedagógicas Atuais no Processo Educacional; Teoria dos L.S. Vigosky: Uma Abordagem Interativa no Processo de Aprendizagem de Ensino; Planejamento Participativo no Contexto Escolar; Educação Administrativa: Planejamento e Organização; Organização; Os Ambientes Educativos Diferenciados: Estilos de Aprendizagem; Os Estilos de Aprendizagem e os Ambientes Educativos. |
4 |
Os Diferentes Textos em Sala de Alfabetização |
80h |
O Ensino como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; Texto Dissertativo Expositivo; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências; Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos desde a Infância. |
5 |
A Criança no Ciclo de Alfabetização: do Infantil aos Anos Iniciais |
80h |
História da Comunicação Humana; A Comunicação Humana; Fatores de Comunicação Humana; A Comunicação no Ensino Infantil; Algumas Considerações Teóricas de Utilidade para Professores no Ensino Infantil; O Receptor: Como Falamos com as Crianças; A Construção da Escrita pela Criança; O Princípio da Construção da Escrita; Etapas do Processo de Escrita. |
6 |
Planejando a Alfabetização e Dialogando com Diferentes Áreas do Conhecimento |
80h |
Os Fundamentos da Prática de Ensino da Alfabetização e do Letramento para as Crianças; Meio Ambiente, Escola, Professor e Aluno em uma Estratégia Política; Níveis de Conhecimento no Letramento; A Política de Inclusão na Escola e sua Repercussão no Ensino da Leitura e da Escrita; A Inclusão Educativa; Inclusão: Entre Ser e Deve Ser; O Papel Social da Leitura e da Escrita; A Leitura como uma Prática Sociocultural e uma Ferramenta para Alcançar a Equidade Social através do Ensino; Importância da Leitura na Sociedade Atual. |
7 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
8 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
9 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
TOTAL |
720h
|
|