1 |
Introdução ao Ensino Híbrido |
80h |
O que é ensino híbrido?; Benefícios do ensino híbrido: Promove a autonomia do aluno, Otimiza o processo de aprendizagem, Mantém a flexibilidade, Aprendizagem para uso do computador e uso da internet, Conhecimentos sobre o campo da informática, softwares e hardwares, Aprendizado mais atualizado, que acompanha as atuais mudanças da sociedade, Custo mais baixo;Como funciona o ensino híbrido. |
2 |
Fundamentos da Pedagogia de Projetos |
80h |
Introdução Pedagogia de Projetos: O que é a Pedagogia de Projetos; Objetivo da Pedagogia de Projetos; Características dessa forma de Pedagogia; Método de Projetos: John Dewey, William Kilpatrick; Formação de Professores e Competências e Afins; |
3 |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Teoria e Prática |
80h |
Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acessibilidade em EaD mediada pela web. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem. Mudanças diante do cenário de pandemia. |
4 |
Psicologia Aplicada à Projetos Educacionais |
80h |
A Escola e as Práticas Educativas; Projetos escolares aplicados: concebendo e planejando projetos psicológicos na área da educação; Elaboração e aplicação de projetos; Executando, controlando e avaliando projetos; Ensino, aprendizagem e formação de competências em projetos; Recursos Humanos e Liderança; Ciclo da negociação; As relações entre a Psicologia e gestão escolar e a execução de ações; Institucionalização e sustentabilidade dos projetos; Compromisso com a Educação Comunitária; As instituições comunitárias; Administração de projetos de organizações sem fins lucrativos; Projeto de inclusão escolar aplicado à Psicologia; Aprendizagem provocada pelos erros no processo de gestão de projetos. |
5 |
Design Instrucional Aplicado ao EAD |
80h |
Tecnologia. Introdução a terminologia. Design Instrucional ISD (Instructional Systems Design). Design Instrucional. Modelos de Design Instrucional. Convencionais ou Modelo ADDIE. Modelo tradicional no Brasil. Modelo ILDF – Integrative Learning Design Framework On-line Learning Environments. Modelos pedagógicos. Estratégias Exploratórias. Estratégias de Apoio. Princípios de criação de cursos. criação de cursos na Web. |
6 |
Acompanhamento e Avaliação do Currículo da Escola |
80h |
Conceitos E Fins Do Planejamento; O Desenho Curricular; Ciências Sociais E Suas Influências Na Organização; Do Trabalho Pedagógico; Bordieu E Os Reflexos Na Organização Pedagógica De Avaliação; Críticas Da Sociologia Da Educação De Bourdieu; Seleção E Organização Dos Saberes Escolares; O Objeto Da Organização Escolar. |
7 |
Organização do Trabalho Pedagógico na Escola e no Sistema Escolar |
80h |
A Tríplice: Trabalho, Educação e Escola; Breve Histórico da Origem do Trabalho Humano; Permeando Relação Trabalho – Educação; A Complexa Função Social da Escola; Concepção de Trabalho Pedagógico; Instrumentalizando O Trabalho Pedagógico; Planejamento e Planejamento Escolar; O Projeto Político Pedagógico: Conceito, Pressuposto e Contexto; Elaboração e Implementação do Projeto Político Pedagógico; Princípios Norteadores do PPP; Elementos Constitutivos do Projeto Político Pedagógico; Etapas de Elaboração e Finalidades do Projeto Político Pedagógico; Processos para Elaboração do Projeto Político Pedagógico; Etapas Constituintes do Projeto Político Pedagógico; Acompanhamento e Avaliação do Projeto Político Pedagógico; Estrutura do Projeto Político Pedagógico; Gestão Escolar E Trabalho Pedagógico Como Compromisso De Todos; De quem a Escola Precisa: Diretor, Administrador ou Gestor?; Gestão: Conceito Geral e Modelos; Gestão Escolar; Concepções de Organização e Gestão Escolar; Práticas de Organização e Gestão Escolar; Gestões Democráticas; Gestão Democrática na Escola; Gestão Democrática e as Instâncias Colegiadas; Equipe Gestora; Ações Colaborativas e Elementos Constitutivos da Equipe Gestora; Equipe Gestora e o Projeto Político Pedagógico. |
8 |
Novas Tendências da Educação no Século XXI |
80h |
Conceito de educação. A escolarização no século XIX a partir da perspectiva de consolidação da escola moderna. Influência do iluminismo e racionalismo. Construção do pensamento crítico. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Desconstrução e reconstrução do conceito de aprender. Contribuição da educação para o processo emancipatório. Educação e cidadania. O que a pandemia COVID – 19 influenciou como tendência na educação? |
9 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
TOTAL |
720h
|
|