1 |
Teorias e Práticas da Educação Infantil |
80h |
Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias. |
2 |
Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil |
80h |
Protagonistas do Dia a Dia Educativo: Crianças e Adultos; Organização Atual do Tempo Escolar; Crianças e Adultos no dia a dia Educativo; Educação Infantil e os Sistemas de Ensino; Introdução ao Conceito de Educação Infantil; O Professor da Educação Infantil; Novas Alternativas Pedagógicas no Ensino Infantil; Métodos de Educação: Montessori, Waldorf e Pikler; Método Educativo: Amara Berri e Reggio Emilia. |
3 |
Fundamentos da Educação Infantil |
80h |
Concepção de Infância, Família e Sua Historicidade; A Infância na História; O Papel do Educador; A Relação da Família, Escola e Sociedade; A Repercussão da Autonomia das Crianças no que Tange à Relação Família-Escola; Relação Família-Escola; Educação Infantil nos Aportes de Piaget; A Influência de Jean Piaget na Pedagogia; Inteligência Sensorial-Motor. |
4 |
Educação Infantil na Contemporaneidade |
80h |
A Invenção da Infância: História e Construções: Do; Termo “Infância” e; Contexto Sócio Histórico; Infância na Idade Antiga; Infância na Idade Média; Infância no Renascimento; Infância na Idade Moderna; A Infância no Brasil; A chegada europeia, a constituição familiar e a infância; A Infância dos Séculos XIX e XX; A Infância no Pós-ECA; Temas de Infância e Educação na Contemporaneidade; Subjetividade; Diversidade e Implicações Curriculares; Temas e Desafios Contemporâneos:; Mídias e Tecnologias; Consumo e Consumismo; Gênero, Afetividade e Sexualidade. |
5 |
Psicomotricidade Clínica e Relacional |
80h |
Psicomotricidade Clínica, Funcional e Relacional ? Limites e Possibilidades; O Meio Aquático; A Equoterapia e a Asinoterapia; Conhecendo os Portadores de Paralisia Cerebral; Conhecendo a Deficiência Visual. |
6 |
Introdução a Educação Física |
80h |
Percurso Histórico da Educação Física; O Aparecimento dos Primeiros Métodos Regulares; Educação Física no Brasil; Educação Física no Brasil: O Início das Concepções Pedagógicas; Educação Física: da Prática Pedagógica à Regulamentação; Conceitos Básicos e Atuais da Educação Física; Jogos Olímpicos da Era Moderna: Informações Básicas. |
7 |
Práticas de Educação Física Escolar |
80h |
História da Educação Física Escolar no Brasil; Educação Física Escolar; Os Campos de Abordagem; A Escola, Materiais, Recursos, Orientações Didáticas; A Formação do Professor de Educação Física. |
8 |
Práticas Pedagógicas da Educação Física |
80h |
Educação Física Escolar; As Diretrizes para o Processo Ensino - Aprendizagem da Educação Física; Educação Física: Significados e Orientações Metodológicas; Orientações e Concepções Didáticas para a Educação Física; A Avaliação e a Educação Física; Conteúdos Curriculares da Educação Física. |
9 |
Educação Física: Conteúdos e Métodos |
80h |
Escola e Educação Física; Objetivos, Conteúdo e Método de Ensino; PCNS e a História da Educação Física na Escola Brasileira; Educação Física Segundo os PCNS. |
TOTAL |
720h
|
|