1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Legislação Para Educação Integral |
80h |
Os Percursos da Educação Integral; Legislação Básica; Decretos; Portarias; Resoluções; Manuais e Documentos Orientadores; Desafios e Possibilidades. |
5 |
Conceitos e Operacionalidade da Educação de Tempo Integral |
80h |
Educação Integral x Escola em Tempo Integral; Currículo; Operacionalização da Educação em Tempo Integral; Adesão e Financiamento ao Programa. |
6 |
Políticas e Programas Para a Educação em Tempo Integral |
80h |
Políticas e Programas na Esfera Pública; Pilares e Fundamentos da Educação; O Plano Nacional de Educação; Programa Novo Mais Educação; Programa Ensino Médio Inovador. |
7 |
Possibilidades Educativas I |
80h |
Os Elementos e a Dinâmica da Adesão a Educação Integral; Planejamento Coletivo e seu Potencial na Efetivação da Educação Integral; Territórios Educativos; Novo Mais Educação; Campos de Integração Curricular ? Ensino Médio; Experiência Inovadora em Destaque.
|
8 |
Currículo e Oficinas Para Educação Integral |
80h |
As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Educação Integral; A Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Oficinas Para Matemática; Oficinas Para Língua Portuguesa; Oficina de Cultura e Arte; Oficina de Esporte e Lazer. |
9 |
Teoria e Prática no Trabalho por Projetos |
80h |
Os Projetos na Evolução do Homem; Características dos Projetos; Os Projetos no Meio Escolar; O Trabalho por Projetos. |
TOTAL |
720h
|
|