1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer?
|
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
AEE para Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira - AEEpDVBVeC |
80h |
A Dificiência Visual; Educação Para Deficientes Visuais; A Cegueira; A Baixa-Visão; A Construção Da Educação; Ensino Especial E A Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; A Pratica Da Educação Física; O Estudo De Artes; Recursos Pedagógicos; O Design E O Tato; Percepção Visual; O Som; Jogos Para Inclusão; Braile. |
5 |
AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida - AEEpDFeMR |
80h |
Deficiência e Mobilidade Reduzida; Introdução; Conceitos Relativos ao Tema; Deficiência e Mobilidade Reduzida (Parte II); Acessibilidade; Comunicação; Deficiência e Mobilidade Reduzida (Parte III); Deficiências Físicas; Educação. |
6 |
AEE para Deficiência Auditiva e Surdez - AEEpDAeS |
80h |
Compreendendo a Deficiência Auditiva e a Surdez; O Sistema Auditivo e a Audição; O Ouvido Humano; A Fisiologia da Audição; A Deficiência Auditiva e a Surdez; Definições e Distinções; Perdas Auditivas: tipos, causas e consequências; Diagnóstico da Perda Auditiva; História e Legislação da Educação de Pessoas com; Deficiência Auditiva e Surdez; Breve Histórico da Educação de Deficientes Auditivos e Surdos; Concepções, Abordagens e Paradigmas Históricos da Educação para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Abordagem Oralista; Abordagem da Comunicação Total; Abordagem Bilíngue; A Legislação e Políticas Públicas no Brasil ligadas aos Deficientes Auditivos e Surdos e à Educação dessa População; A Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e; Surdez no Brasil; Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Situações Didático-Pedagógicas no AEE em Libras na Escola Comum; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino de Libras; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino da Língua Portuguesa; Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) para o Atendimento Educacional; Especializado. |
7 |
Educação Especial Inclusiva e Políticas Públicas de Inclusão |
80h |
Fundamentos da Educação Especial; Princípios Básicos da Educação Especial; Fundamentação Legal da Educação Especial; O Financiamento da Educação Especial; Fundamentos da Educação Inclusiva; Da Integração à Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola Como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Competências Didáticas Para Trabalhar Com a Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Inclusão. |
8 |
Psicologia da Educação |
80h |
Psicologia da Educação; O Desenvolvimento do Estudante; Psicologia da Aprendizagem. |
9 |
AEE para Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação |
80h |
Da Deficiência Mental à Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado - AEE; Identificação/Caracterização e Trabalho com Altas Habilidades; Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual. |
TOTAL |
720h
|
|