1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
4 |
Planejamento e Avaliação Educacional |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação.
|
5 |
Tecnologia e Inovação |
80h |
Contratos inteligentes. Business Intelligence. Inovação e tecnologia com sustentabilidade. Indústria 4.0. Inteligência Artifical e Big Data. Redes colaborativas. Design Thinking. |
6 |
Educação em Direitos Humanos |
80h |
Direitos Fundamentais; Terminologia e Diferenças entre Direitos Fundamentais, Direitos Naturais e Direitos Humanos; Breve Histórico dos Direitos Fundamentais; As Gerações dos Direitos Fundamentais; A primeira Geração; A segunda Geração; A Terceira Geração; Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH; A organização das Nações Unidas e a Educação em Direitos Humanos; Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH); Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais; Metodologias de Educação em Direitos Humanos; Eixos Temáticos para a construção da Cidadania; Os Direitos das Minorias Étnicas e Raciais; Políticas de Reconhecimento/Ações Afirmativas. |
7 |
Temas Transversais e a Estratégia de Projetos |
80h |
Quebrando Paradigmas; Transversalidade; A Importância de se Trabalhar com Projetos na Educação; Múltiplas Significações para Ideias e Interesses; Elaboração de Projetos. |
8 |
Educação e Cultura |
80h |
Exclusão e Inclusão Social; A Escola e seus Sujeitos; Relações Raciais, Condicionantes Socioculturais; Paulo Freire, Movimentos Sociais e Educação Popular; Ética e Cidadania. |
9 |
Práticas Pedagógicas Educacionais |
80h |
Didática, Metodologia, Saber e Fazer Docentes, O Ponto de Partida para uma Prática Pedagógica Significativa; Prática Pedagógica ? da Teoria à Prática; A Prática Pedagógica no Cotidiano da Escola ? O Currículo em Ação; A Prática Pedagógica numa Perspectiva Interdisciplinar; Usando as Tecnologias da Informação e Comunicação; Prática Pedagógica na Área Empresarial; Prática Pedagógica na Área Hospitalar; Trabalhando com Educação do Campo e EJA. |
TOTAL |
720h
|
|