1 |
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
80h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto legal na educação especial; Aspecto social na educação especial ;Da Integração, Normatização e Inclusão ;Conceitos de Integração e Normatização; Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades ;Deficiência: Enfoque Biológico e Social ;Deficiência Biológica ;Deficiência Social. |
2 |
AEE para Deficiência Auditiva e Surdez |
80h |
Compreendendo a Deficiência Auditiva e a Surdez; O Sistema Auditivo e a Audição; O Ouvido Humano; A Fisiologia da Audição; A Deficiência Auditiva e a Surdez; Definições e Distinções; Perdas Auditivas: tipos, causas e consequências; Diagnóstico da Perda Auditiva; História e Legislação da Educação de Pessoas com; Deficiência Auditiva e Surdez; Breve Histórico da Educação de Deficientes Auditivos e Surdos; Concepções, Abordagens e Paradigmas Históricos da Educação para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Abordagem Oralista; Abordagem da Comunicação Total; Abordagem Bilíngue; A Legislação e Políticas Públicas no Brasil ligadas aos Deficientes Auditivos e Surdos e à Educação dessa População; A Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e; Surdez no Brasil; Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Situações Didático-Pedagógicas no AEE em Libras na Escola Comum; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino de Libras; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino da Língua Portuguesa; Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) para o Atendimento Educacional; Especializado. |
3 |
Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa |
80h |
História da linguagem; Primeiras tentativas de comunicação do homem e a criação dos jornais; 2.1 Pensamento e linguagem: lógica; 2.2 As funções da linguagem; Linguagem formal; Linguagem informal; Comunicação alternativa |
4 |
Altas Habilidades/Superdotação - Conceituação e Intervenções Pedagógicas |
80h |
Altas Habilidades ou Superdotação no Sistema Educacional Brasileiro Jurídico Educação X Legislação ;Políticas Públicas Para AH/SD ;Panorama Global das Altas Habilidades/Superdotação ;A Identificação do Superdotado ;A Família, Escola e Sociedade Frente as Altas Habilidades e Superdotação ;Alternativas de Atendimento Para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação ;Modelos Explicativos ;A Resposta Educacional com Alunos com Alta Habilidades Intelectuais. |
5 |
AEE para Deficiências Múltiplas |
80h |
Neurociência Versus Educação; Contextualização de Desenvolvimento Humano; As Deficiências Múltiplas Frente ao Desenvolvimento Humano; Conceitos e Aplicações; de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; O Que são Teorias de Aprendizagem?; Da Visão de Ausebel, Bruner, Vigostsky e Piaget em Relação às Teorias de Aprendizagem; Sistema Límbico Versus Aprendizagem; Transtornos de Aprendizagem (Dislexia); Transtornos de Aprendizagem (Discalculia).
|
6 |
Literatura Surda |
80h |
Conceituação de Libras; História da Educação dos Surdos; Literatura; A Literatura e a Cultura Surda; A Literatura Surda; A Importância da Editora Arara Azul Para a Divulgação da Cultura e Literatura Surda; Tipos de Literatura Surda; Cinderela Surda. |
7 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
8 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
9 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
TOTAL |
720h
|
|