1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa |
80h |
A Construção da Linguagem; Convivendo com a Variação Linguística em Sala de Aula; Leitura e Escrita: em Busca de Novas Práticas; Colocando em Prática a Habilidade de Leitura e Escrita no Contexto da Sala de Aula; Interação: Educador, Aluno, Escola, Sociedade. |
5 |
Português: Conteúdos e Métodos |
80h |
Início De Conversa: O Capital Cultural De Pierre Bourdieu; Alfabetização X Letramento; Conteúdos; Métodos De Ensino; Conteúdos E Métodos De Ensino Da Língua Portuguesa. |
6 |
Historiografia da Língua Portuguesa |
80h |
Breve História do Latim; O Português Europeu; A Língua Portuguesa Além da Europa e da América; O Português na América: A Língua Lusitana no Brasil; A Estrutura da Língua Portuguesa de 1800 A 1950;A Língua Portuguesa do Século XXI. |
7 |
Teorias Linguísticas e Gramaticais |
80h |
Gramática e suas Definições; Uma Nova Vertente: Análise do Discurso; Pragmática, Argumentação e Figuras de Retórica; Signo, Significante e Significado; Noções de Sintaxe; Teorias Lingüísticas e A Prática de Ensino. |
8 |
Sintaxe Analítica da Língua Portuguesa |
80h |
Considerações iniciais sobre verbo; Número e pessoa; Flexão verbal; Vozes do Verbo; Tipos de verbo; Locução Verbal; Transitividade dos verbos; A FORMAÇÃO DA FRASE; Análise Sintática – Frase; Frase; Frase interrogativa; Frase exclamativa; Frase declarativa; Frase imperativa; Frase Verbal; Frase Nominal; Termos da oração; Período; Estudo dos morfemas; Formação de palavras; Palavras compostas por justaposição de acordo com a nova ortografia;Termos acessórios (Adjunto Adnominal e Adverbial); Regência Nominal e Verbal; Regência com VTI; Colocação Pronominal; DESCRIÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE FATOS LINGUÍSTICOS (I); Considerações gerais; Descrição, análise e interpretação de fatos linguísticos (II); Descrição, análise e interpretação de fatos linguísticos (III); Descrição, análise e interpretação de fatos linguísticos (IV). |
9 |
Práticas Pedagógicas da Língua Portuguesa |
80h |
Didática, Metodologia, Saber e Fazer Docentes, O Ponto de Partida para uma Prática Pedagógica Significativa; Prática Pedagógica ? da Teoria à Prática; A Prática Pedagógica no Cotidiano da Escola ? O Currículo em Ação; A Prática Pedagógica numa Perspectiva Interdisciplinar; Usando as Tecnologias da Informação e Comunicação; Conhecendo a Língua Portuguesa; A Semana de Arte Moderna de 1922. |
TOTAL |
720h
|
|