1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Fundamentos Metodológicos da EJA |
80h |
O Papel das Cartilhas e os Novos Métodos; O Projeto Educativo da Escola; Os Conteúdos a Serem Trabalhados; As Orientações Didáticas; Fundamentos Metodológicos para Língua Portuguesa; Fundamentos Metodológicos para Matemática; Fundamentos Metodológicos para os Estudos da Sociedade e da Natureza; Fundamentos Metodológicos para Artes; Fundamentos Metodológicos para Educação Física. |
5 |
Tópicos Especiais em EJA |
80h |
Especificidades do Público da EJA; História da EJA; Alfabetismo Funcional, Analfabetismo, Letramento; Fundamentos Sócio-Histórico e Filosóficos Da EJA; Noções Básicas de Andragogia; A Autoestima na EJA. |
6 |
Tópicos Especiais em EJA do Campo e Inclusão |
80h |
EJA do Campo: Conceitos e Sujeitos; Evolução Histórica da EJA; Educação no Campo, EJA e Pedagogia do Movimento; Políticas e Legislação; Perspectivas Atuais e Educação Popular; Inclusão Social no Contexto da Educação no Campo. |
7 |
Tendências Atuais na Educação |
80h |
O Sentido da Educação; Alguns Significados a Serem Analisados; A Educação, o Ensino e Suas Abordagens; A Educação Atual e a Cultura; A Escola, o Currículo e as Pedagogias Diferenciadas; Perspectivas Atuais da Educação; Avaliação Escolar: Novas Visões; A Educação a Distância: Uma Educação sem Fronteiras. |
8 |
Legislação, Políticas e Diretrizes para a EJA |
80h |
Parâmetros Legais da EJA; Desafios das Políticas Públicas da EJA; Diretrizes Nacionais; Experiências em EJA. |
9 |
Educação e Cultura |
80h |
Exclusão e Inclusão Social; A Escola e seus Sujeitos; Relações Raciais, Condicionantes Socioculturais; Paulo Freire, Movimentos Sociais e Educação Popular; Ética e Cidadania. |
TOTAL |
720h
|
|