1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Introdução à Educação do Campo |
80h |
Marcos Institucionais e Conceitos da Educação no Campo; Problemas da Escola do Campo no Brasil e as Transformações que se Fazem Necessárias; Paulo Freire e a Educação Popular; Gramsci e a Educação não Formal dos Trabalhadores; Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola (EFAs), Casas Familiares Rurais (CFRs). |
5 |
Políticas e Diretrizes Operacionais para Educação no Campo |
80h |
Legislação Básica e Diretrizes Operacionais; Elementos Fundamentais nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo; As Contribuições do Pronera; Princípios da Educação do Campo e o Projeto Político Pedagógico. |
6 |
Tópicos Especiais em EJA do Campo e Inclusão |
80h |
EJA do Campo: Conceitos e Sujeitos; Evolução Histórica da EJA; Educação no Campo, EJA e Pedagogia do Movimento; Políticas e Legislação; Perspectivas Atuais e Educação Popular; Inclusão Social no Contexto da Educação no Campo. |
7 |
Movimentos Sociais, Questão Agrária e Ambiental |
80h |
Organização dos Atores Sociais; Movimentos Sociais ? Conceitos e Definições; A Questão Agrária; A Questão Ambiental. |
8 |
Currículo e Formação Docente - Os Povos e os Saberes da Terra |
80h |
Os Povos e os Saberes da Terra; O Currículo para o Campo; As Dimensões de Espaço e Território na Educação do Campo; Formação de Educadores dos Povos do Campo. |
9 |
Práticas de Alfabetização e Letramento |
80h |
Alfabetização e Letramento: Reflexões sobre esses Conceitos; Métodos de Alfabetização no Brasil ? Breve Histórico; O Processo de Construção da Escrita na Visão de Emilia Ferreiro; Alfabetização e Letramento ? Contribuições de Magda Soares; Alfabetização de Jovens e Adultos ? Algumas Considerações; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo sobre a Formação dos Professores. |
TOTAL |
720h
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