1 |
Cultura e Saberes Docentes |
80h |
A Cultura e o Condicionamento do Homem; A Educação e a Cultura Popular; A Escola como Espaço Sociocultural; Bourdieu, A Educação e a Cultura. |
2 |
Formação de Professores para a Diversidade |
80h |
Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. O Problema da Diversidade; Cultura e Diversidade; Trabalhando com os Temas Transversais. |
3 |
Práticas de Alfabetização e Letramento segundo a BNCC |
80h |
Reflexão Sobre os Conceitos de Alfabetização e Letramento; Breve Histórico dos Métodos de Alfabetização no Brasil; Qual o Melhor Método de Alfabetização Para as Crianças?; O Processo de Construção da Escrita; Contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições de Magda Soares; BNCC: O Que Muda no Processo de Alfabetização e Letramento; Alfabetização e Letramento Segundo a BNCC; Práticas de Alfabetização e Letramento; Refletindo Sobre a Formação de Professores. |
4 |
Português: Conteúdos e Métodos |
80h |
Início De Conversa: O Capital Cultural De Pierre Bourdieu; Alfabetização X Letramento; Conteúdos; Métodos De Ensino; Conteúdos E Métodos De Ensino Da Língua Portuguesa. |
5 |
Leitura e Produção de Textos: Gêneros Textuais |
80h |
Leitura; Modelos de Leitura; Produção de Texto; (Fala e escrita; A Escrita; Produção textual; Coesão e coerência); Gêneros Textuais. |
6 |
Práticas Pedagógicas da Língua Portuguesa |
80h |
Didática, Metodologia, Saber e Fazer Docentes, O Ponto de Partida para uma Prática Pedagógica Significativa; Prática Pedagógica ? da Teoria à Prática; A Prática Pedagógica no Cotidiano da Escola ? O Currículo em Ação; A Prática Pedagógica numa Perspectiva Interdisciplinar; Usando as Tecnologias da Informação e Comunicação; Conhecendo a Língua Portuguesa; A Semana de Arte Moderna de 1922. |
7 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa |
80h |
A Construção da Linguagem; Convivendo com a Variação Linguística em Sala de Aula; Leitura e Escrita: em Busca de Novas Práticas; Colocando em Prática a Habilidade de Leitura e Escrita no Contexto da Sala de Aula; Interação: Educador, Aluno, Escola, Sociedade. |
8 |
Historiografia da Língua Portuguesa |
80h |
Breve História do Latim; O Português Europeu; A Língua Portuguesa Além da Europa e da América; O Português na América: A Língua Lusitana no Brasil; A Estrutura da Língua Portuguesa de 1800 A 1950;A Língua Portuguesa do Século XXI. |
9 |
Sintaxe Analítica da Língua Portuguesa |
80h |
Considerações iniciais sobre verbo; Número e pessoa; Flexão verbal; Vozes do Verbo; Tipos de verbo; Locução Verbal; Transitividade dos verbos; A FORMAÇÃO DA FRASE; Análise Sintática – Frase; Frase; Frase interrogativa; Frase exclamativa; Frase declarativa; Frase imperativa; Frase Verbal; Frase Nominal; Termos da oração; Período; Estudo dos morfemas; Formação de palavras; Palavras compostas por justaposição de acordo com a nova ortografia;Termos acessórios (Adjunto Adnominal e Adverbial); Regência Nominal e Verbal; Regência com VTI; Colocação Pronominal; DESCRIÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE FATOS LINGUÍSTICOS (I); Considerações gerais; Descrição, análise e interpretação de fatos linguísticos (II); Descrição, análise e interpretação de fatos linguísticos (III); Descrição, análise e interpretação de fatos linguísticos (IV).
|
TOTAL |
720h
|
|