1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Gestão Educacional |
80h |
As Políticas Educacionais Públicas do Brasil; Notas Históricas Envolvendo as Políticas Educacionais; Um Aparato Histórico das Legislações e Relações com as Políticas Públicas Brasileiras. |
3 |
Legislação Educacional e Políticas Públicas |
80h |
Legislação Educacional e Políticas Públicas; Legislação Educacional; Políticas Públicas; PDE; CNE; MEC; Gestão; Tipos de Gestão; Gestão Democrática; Normas e Órgãos Educacionais; LDB; PNE. |
4 |
Desafios da Educação em Tempos Tecnológicos |
80h |
Tecnologias e educação: um desafio docente; Educação, comunicação e tecnologias. |
5 |
Fundamentos da Gestão Escolar |
80h |
Evolução e tendências da administração moderna. A escola como organização educativa autônoma: a gestão; a direção; a participação coletiva. Cultura organizacional. A evolução da gestão educacional: mudança de paradigma (escola pública de administração centralizada X descentralização). Gestão democrática. Diferenças e relações entre administração e gestão. Responsabilidades e limitações do processo de gestão democrático nas escolas. |
6 |
Planejamento Educacional e Processo de Avaliação da Aprendizagem |
80h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
7 |
Gestão Pedagógica e Avaliação |
80h |
Gestão Pedagógica; Gestão do Currículo; Tipos de Gestão; Gestão Pedagógica (Parte II) e Avaliação; Projeto Político Pedagógico; Tipos de Gestão Pedagógica; Avaliação; Introdução; Tipos de Avaliação. |
8 |
Proposta Pedagógica e Concepções em Educação |
80h |
As Concepções Educacionais e Seus Impactos nas Escolas; Escola para Elite- Escola Tradicional; Escola Para Todos – A Obrigatoriedade da Educação e a Dualidade de Ensino; Estudos Sobre a Escola e Democratização – Que Escola Queremos?; A Interdisciplinariedade e os Projetos de Trabalho; Currículo Escolar; A Bncc e o Currículo Escolar; Materiais Didáticos Versus Projetos de Trabalho – Em Busca do Alcance dos Objetivos Escolares; Clima e Cultura Organizacional; Organograma Escolar e Suas Intervenções no Contexto de Aprendizagem; Clima Organizacional na Escola Democrática; O Diretor Como Líder. |
9 |
Organização do Trabalho Pedagógico na Escola e no Sistema Escolar |
80h |
A Tríplice: Trabalho, Educação e Escola; Breve Histórico da Origem do Trabalho Humano; Permeando Relação Trabalho – Educação; A Complexa Função Social da Escola; Concepção de Trabalho Pedagógico; Instrumentalizando O Trabalho Pedagógico; Planejamento e Planejamento Escolar; O Projeto Político Pedagógico: Conceito, Pressuposto e Contexto; Elaboração e Implementação do Projeto Político Pedagógico; Princípios Norteadores do PPP; Elementos Constitutivos do Projeto Político Pedagógico; Etapas de Elaboração e Finalidades do Projeto Político Pedagógico; Processos para Elaboração do Projeto Político Pedagógico; Etapas Constituintes do Projeto Político Pedagógico; Acompanhamento e Avaliação do Projeto Político Pedagógico; Estrutura do Projeto Político Pedagógico; Gestão Escolar E Trabalho Pedagógico Como Compromisso De Todos; De quem a Escola Precisa: Diretor, Administrador ou Gestor?; Gestão: Conceito Geral e Modelos; Gestão Escolar; Concepções de Organização e Gestão Escolar; Práticas de Organização e Gestão Escolar; Gestões Democráticas; Gestão Democrática na Escola; Gestão Democrática e as Instâncias Colegiadas; Equipe Gestora; Ações Colaborativas e Elementos Constitutivos da Equipe Gestora; Equipe Gestora e o Projeto Político Pedagógico. |
TOTAL |
720h
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