1 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
2 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
3 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
4 |
Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar |
80h |
Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico. |
5 |
Práticas de Coordenação Pedagógica |
80h |
Coordenação Pedagógica: Definições e Origens; Coordenação pedagógica e cotidiana escolar; Construtivismo e coordenação pedagógica; Uma variante da supervisão; A coordenação Pedagógica. |
6 |
Gestão Democrática na Escola |
80h |
Projetos na Escola e Questões Norteadoras; Um Histórico das Políticas Educacionais; Histórico das Legislações e das Relações com as Políticas Públicas no Brasil; O Papel da Gestão Escolar Democrática Frente ao PPP; Gestão Democrática e seus Tipos; Princípios Norteadores e Desafios Enfrentados em uma Gestão Democrática. |
7 |
Práticas Pedagógicas do Supervisor Escolar |
80h |
A Supervisão Educacional no Brasil em Perspectiva Histórica e Política; Atribuições Legais Quanto à Supervisão Educacional no Brasil; Concepções Sobre a Supervisão Educacional; Perfil do Supervisor Educacional; Papéis e Funções do Supervisor Educacional; Práticas e Técnicas da Supervisão Educacional; O Supervisor Educacional e a Formação de Professores; O Supervisor Educacional e os Parceiros de Trabalho; O Estudo na Prática Supervisora; Mecanismos que Auxiliam o Trabalho do Supervisor Educacional; O Supervisor Educacional e o Processo de Avaliação Escolar. |
8 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
80h |
Fundamentos da Educação Focando na Estrutura do Nosso Sistema Educacional; A Disciplina;Estrutura e Funcionamento do Ensino; Nossas Leis de Diretrizes e Bases da Educação; Estrutura e Funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro ? Lei Nº 9394/96; Plano Nacional de Educação ? Lei Nº 13.005 de 25 De Junho de 2014. |
9 |
Currículo e Interdisciplinaridade |
80h |
Currículo; Os Temas Transversais; Interdisciplinaridade; Os Referenciais Nacionais da Educação Infantil; Interdisciplinaridade de Acordo com os PCNS; Interdisciplinaridade nos PCNEM; Projeto Interdisciplinar de Práticas Corporais. |
TOTAL |
720h
|
|