1 |
Anatomia e Histologia da Pele e Biossegurança |
80h |
Anatomia e Fisiologia do sistema tegumentar, suas disfunções, fisiopatologia e abordagem terapêutica. Segurança dos procedimentos para os profissionais, pacientes e locais de trabalho. Qualidade dos resultados dos procedimentos. Equipamentos de Proteção individual - EPI e Equipamentos de Proteção em procedimentos estéticos. Sinalização em laboratórios estéticos e farmacêuticos. Segurança e manipulação com procedimentos químicos: solventes, ácidos e bases. |
2 |
Farmacologia e Prescrições Aplicados à Farmácia Estética |
80h |
Fundamentos básicos de farmacologia clínica. Farmacocinética e Farmacodiâmica. Atividade cosmetodinâmica dos dermocosméticos. Mediadores químicos e Neurotransmissores do sistema. Vias de administração de fármacos e estrutura da pele e atividade cosmetodinâmica dos produtos dermocosméticos. Mediadores químicos e neurotransmissores do Sistema nervoso autônomo e periférico. Interações medicamentosas. A pesquisa clínica de novos fármacos. A Farmacovigilância de produtos voltadas para clínica estética. Farmacologia de Sistemas, enfatizando respostas inflamatórias e alergias. Interações Medicamentosas. Fundamentos e princípios da Cosmetologia (Conceitos de cosméticos e dermocosméticos, aplicabilidade cosmética e Potencial da prescrição de cosméticos e dermocosméticos.). Biologia funcional da pele (Anátomo-fisiologia, Anexos epidérmicos, Barreira cutânea, pH cutâneo e Tipos de pele e cabelos.) Mecanismos de intervenção dermocosmética ( a) Hidratação B) Limpeza, adstringência e tonificação. c) Fotoproteção d) Clareamento d) Rejuvenescimento d) Ação comedolítica e) Ação queratolítica f) Ação seborreguladora g) Ação anti-inflamatória). Boas práticas de prescrição de cosméticos e dermocosméticos (Legislação farmacêutica na prescrição estética, Anamnese farmacêutica em dermocosmética, Plano de cuidado dermocosmético, Seleção dos cosméticos e dermocosméticos, Prescrição e orientações ao paciente, Registro e documentação e Avaliação dos resultados). |
3 |
Técnicas e Procedimentos Farmacêuticos Invasivos |
80h |
Procedimentos injetáveis estéticos e Procedimentos invasivos não cirúrgicos: carboxiterapia, preenchimentos, toxina boutolínica, agulhamento e microagulhamento estético, preenchimento dérmico, intradermoterapia/mesoterapia, fio lifting de autossustentação. |
4 |
Eletrotermoterapia e Fototerapia na Estética |
80h |
Prática com intradermoterapia, mesoterapia, intramuscular para tratamentos corporais, faciais, capilares e submentoniana com uso de ativos para cada finalidade. Eletroterapia; Laser e LED de baixa intensidade; Ondas de choque e HIFU // i-lipo e radiofrequência, criofrequência; Laser de diodo e IPL (luz intensa pulsada), ultracavitação; Tratamentos no pré e pós-cirúrgico; Drenagem linfática; Criolipólise, eletrolipólise e carboxiterapia; Laser fracionado ablativo, laser fracionado não ablativo, nd-yag, laserterapia. |
5 |
Protocolos Clínicos Supervisionados |
80h |
Prática e supervisão com discussões de casos clínicos; protocolos faciais e corporais antes e após os procedimentos; avaliação/reavaliação; orientações e cuidados no pré e pós procedimentos e termos de consentimentos. |
6 |
Desenvolvimento e Inovação em Produtos Cosméticos Aplicados à Estética |
80h |
Pesquisa, desenvolvimento e inovação em produtos cosméticos para a pele e anexos: produtos emulsionados: emulsões, géis e géis cremes; uso de extratos vegetais em produtos cosméticos; desenvolvimento dos seguintes produtos: antienvelhecimento, pele acneica e despigmentantes, anticelulite, antiestrias; fotoprotetores, depilatórios, desodorantes e antiperspirantes; nutricosméticos; produtos para cosméticos para peles sensíveis; cosméticos para a pele masculina. Pesquisa, desenvolvimento e inovação em produtos cosméticos: perfumes, desodorantes, maquiagem e produtos oral care, esmaltes, sabonetes líquidos e em barra, xampus, condicionadores, finalizadores e outros produtos capilares, tinturas e alisantes capilares. |
7 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
8 |
Empreendedorismo Pessoal |
80h |
O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
9 |
Meios Digitais e o Profissional do Futuro |
80h |
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
TOTAL |
720h
|
|