1 |
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
80h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais;Aspecto legal na educação especial ;Aspecto social na educação especial ;Da Integração, Normatização e Inclusão ;Conceitos de Integração e Normatização;Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades ;Deficiência: Enfoque Biológico e Social ;Deficiência Biológica ;Deficiência Social. |
2 |
Fundamentos Teóricos da Psicologia |
80h |
Breve História da Psicologia: Caminhos e Bifurcações – O Desenvolvimento do Pensamento Filosófico: Principais Filósofos Gregos; Heráclito de Éfeso; Sócrates; Platão; Aristóteles; O Pensamento Medieval; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino; O Mundo Moderno e o Racionalismo Científico; A Psicologia como Ciência; Contextualização: O Surgimento da Psicologia; O Objeto de Investigação da Psicologia: O Desafio da Cientificidade; Subjetividade Humana: Algumas Definições; Apropriação/ Objetivação; Mediação; Principais Paradigmas Teóricos e suas Contribuições; Behavorismo; Gestalt; Psicanalise; Psicologia Social; Sócio-Histórica; Psicologia e Saúde. |
3 |
Psicanálise e Saúde |
80h |
"A psicanálise e as políticas de saúde mental; O SUS e a Psicanálise: implicações e forma de atuação. Instituições e subjetividade. A clínica nas instituições. Constituição do campo da saúde mental a partir da reforma psiquiátrica brasileira. A importância da clínica na saúde mental. Diferenças e convergências entre os discursos médico, psiquiátrico, psicológico e psicanalítico." |
4 |
Introdução e Conceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental |
80h |
Conceitos e definições técnicas. Principais características. História das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Modelos comportamentais e cognitivos. Princípios norteadores das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Introdução à terapia cognitivo-comportamental, origem, principais autores, interfaces e aplicabilidade clínica. Bases das funções cognitivas. |
5 |
Terapia Cognitivo-Comportamental e Neurociências |
80h |
Relações entre mecanismos biológicos e processamento cognitivo, sistema nervoso central e psicopatologia, bases biológicas e ação da psicoterapia e dos medicamentos, neurociências e processamento inconsciente. Neurociências nos transtornos mentais. Neurociência e as emoções. Neurociência e métodos de pesquisa em psicoterapia, Psicologia baseada em evidencias, Teoria clinicamente relevante: integrando o insight clínico com a ciência cognitiva, o inconsciente em terapia cognitiva, Psicofarmacologia: interfaces entre a psicoterapia e a prática de TCC. |
6 |
Psicanálise e Laço Social |
80h |
Constituição do sujeito e construção do laço social. Sujeito, cultura e função paterna. Sujeito, laço social e a função civilizatória reguladora. Laço social e a ilusão frente ao desamparo. Sujeito, laço social e a contemporaneidade. |
7 |
TEA - Diagnóstico e Avaliação |
80h |
Diretrizes Diagnósticas; Sinais, Sintomas de Risco Para TEA e Graus de Severidade; Escalas de Avaliação; Os Desafios Para a Família; Acompanhamento da Pessoa Com TEA no SUS; TEA em Adultos. |
8 |
Técnicas Comportamentais e Cognitivas |
80h |
Técnicas Cognitivas. Técnicas Comportamentais. Aspectos éticos do atendimento clínico. Introdução e problematização do modelo cognitivo de Beck. Estudos sobre eficácia e eficiência do modelo cognitivo. Apresentação e aplicação das principais técnicas cognitivas. Estudo das principais técnicas comportamentais utilizadas na clínica psicológica. Seleção, aplicação e avaliação de procedimentos comportamentais. |
9 |
Teorias da Personalidade e Temperamento |
80h |
A personalidade como objeto de estudo da Psicologia. Discussão do conceito de personalidade. As várias abordagens do estudo de personalidade. Personalidade e consciência. Personalidade e comportamento. A concepção psicanalítica de personalidade. Comparação entre a Psicologia e a Psicanálise em relação ao conceito de personalidade. |
TOTAL |
720h
|
|