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Gestão de Negócios Gastronômicos e Gestão de Eventos |
60h |
Gestão Contábil e Financeira: Fundamentos de contabilidade e de matemática financeira; Demonstrações contábeis: importância, obrigatoriedade, relatório demonstração do fluxo de caixa; Variações patrimoniais; Análise econômico-financeira: vertical, horizontal, principais tributos contabilidade tributária; Orçamento: definição, modalidades, tipos; Margem de contribuição; Determinação e análise do ponto de equilíbrio: contábil, econômico, financeiro; Estimativa do retorno do investimento (ROI); Gestão de Pessoas: Ergonomia; O mundo dos negócios, do trabalho e da cultura e clima organizacional; Modelo estratégico de gestão de pessoas: empresa presencial, empresa virtual, negociação; Componentes: políticas, estruturas, funções estratégicas, competências essenciais e avaliação de desempenho; Motivação e satisfação no trabalho; Liderança; Trabalho em equipe; Planejamento, busca, seleção, capacitação e desenvolvimento de pessoas, cargos, carreira e remuneração; Qualidade de vida no trabalho; Gestão de Logística: Logística aplicada a serviços; Fornecedores: seleção e desenvolvimento; Seleção de materiais: especificação, simplificação, padronização e classificação de materiais; Normas e legislações aplicáveis; Gestão de estoques: apuração de custos de materiais (métodos quantitativos e qualitativos), sistemas de reposição de materiais; Política de compras; Orçamento; Normas ISO; Legislação aplicável; Técnicas de negociação; Gestão de Eventos: Origens históricas dos eventos e banquetes; Tendências dos eventos; conceitos básicos; Tipologia e características dos eventos; Planejamento e organização. Noções sobre cerimonial; Banquetes: planejamento, organização e implantação; Composição e organização do departamento de alimentos e bebida, suas funções, ciclos e processos; Funções gerenciais em A&B; Gerenciamento de serviços de restaurantes, elaboração de cardápios e fichas técnicas; gerenciamento de cozinha; Gastronomia como atrativo. |
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Instrumentos Gerenciais |
60h |
Introdução à Administração: Conceitos Básicos; Teorias Administrativas; Sociologia da Administração; Gerenciamento de Dados e Estatística Aplicada à Gestão de Serviços; Informática para Empreendimentos gastronômicos: Ferramentas aplicadas ao Gerenciamento de Empreendimentos Gastronômicos (Elaboração de Planilhas, Mala Direta, Noções de Webdesign). |
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Marketing e Comunicação Aplicada à Negócios Gastronômicos |
60h |
Conceitos; Marketing como orientação da gestão empresarial; Marketing de serviços; Conhecimento do ambiente tecnológico, econômico e do cliente; Mercado global; Segmentação de mercado; SWOT (análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); Comportamento do consumidor; Interface do marketing com suprimentos de produção, logística, pessoas, finanças, tecnologia da informação; Desenvolvimento do mix de marketing (produtos, gestão de preços, distribuição, comunicação e promoção); Elaboração do planejamento de marketing: estrutura básica, aplicação e controle; Pesquisa de marketing; Publicidade; Propaganda; Promoção; Relações Públicas; Mídia impressa; Mídia eletrônica; Web mídia; Comunicação verbal; Comunicação não-verbal, Canais administrativos de comunicação interna; Técnicas para a apresentação de cardápios (comunicação visual) |
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Gestão de Segurança Alimentar |
60h |
A segurança de alimentos garantida com esforços combinados de todas as partes participantes da cadeia produtiva de alimentos; As empresas da cadeia produtiva de alimentos e os produtores de alimentos para animais e produtores primários até os produtores de alimentos para consumo humano; A contaminação bacteriana como causa mais comum de intoxicação alimentar; A inadequação do lugar de trabalho e de armazenagem; Milhares de casos de contaminação cruzada; Apodrecimento dos alimentos, acarretando em intoxicações e até em mortes. |
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Disciplina obrigatória.
Total
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240h
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