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Tópicos Avançados em Gastronomia |
60h |
Releituras e Tendências da Gastronomia; Inovações Tecnológicas na Produção Sustentável de Alimentos Saudáveis e Seguros; Gastronomia e Desenvolvimento Social. |
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Instrumentos Gerenciais |
60h |
Introdução à Administração: Conceitos Básicos; Teorias Administrativas; Sociologia da Administração; Gerenciamento de Dados e Estatística Aplicada à Gestão de Serviços; Informática para Empreendimentos gastronômicos: Ferramentas aplicadas ao Gerenciamento de Empreendimentos Gastronômicos (Elaboração de Planilhas, Mala Direta, Noções de Webdesign). |
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Planejamento Estratégico em Alimentação |
60h |
Segmentação; Conceitos; Características; Demandas Sociais e Mercadológicas; Análise do Ambiente Externo: Cenários, Oportunidades, Ameaças e o Ambiente Competitivo; Análise do Ambiente Interno (a Organização): Recursos, Capacidades, Forças, Fraquezas, Fatores Críticos de Sucesso; Concorrência; Modelos de Serviços; Controles e Relatórios; Questões Técnicas, Financeiras e Gerenciais Envolvidas no Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis; Formação de Preços: objetivos, estratégias e fundamentos; Índices de Atividade: taxa de ocupação, ticket médio, giro de estoque; Índices Operacionais: produtividade, rotatividade dos funcionários, composição de vendas; Classificação, Cálculos e Análise de Custos em Serviços de Alimentação; Métodos de Custeio em Empreendimentos Gastronômicos. |
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Marketing e Comunicação Aplicada à Negócios Gastronômicos |
60h |
Conceitos; Marketing como orientação da gestão empresarial; Marketing de serviços; Conhecimento do ambiente tecnológico, econômico e do cliente; Mercado global; Segmentação de mercado; SWOT (análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); Comportamento do consumidor; Interface do marketing com suprimentos de produção, logística, pessoas, finanças, tecnologia da informação; Desenvolvimento do mix de marketing (produtos, gestão de preços, distribuição, comunicação e promoção); Elaboração do planejamento de marketing: estrutura básica, aplicação e controle; Pesquisa de marketing; Publicidade; Propaganda; Promoção; Relações Públicas; Mídia impressa; Mídia eletrônica; Web mídia; Comunicação verbal; Comunicação não-verbal, Canais administrativos de comunicação interna; Técnicas para a apresentação de cardápios (comunicação visual) |
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Gestão de Negócios Gastronômicos e Gestão de Eventos |
60h |
Gestão Contábil e Financeira: Fundamentos de contabilidade e de matemática financeira; Demonstrações contábeis: importância, obrigatoriedade, relatório demonstração do fluxo de caixa; Variações patrimoniais; Análise econômico-financeira: vertical, horizontal, principais tributos contabilidade tributária; Orçamento: definição, modalidades, tipos; Margem de contribuição; Determinação e análise do ponto de equilíbrio: contábil, econômico, financeiro; Estimativa do retorno do investimento (ROI); Gestão de Pessoas: Ergonomia; O mundo dos negócios, do trabalho e da cultura e clima organizacional; Modelo estratégico de gestão de pessoas: empresa presencial, empresa virtual, negociação; Componentes: políticas, estruturas, funções estratégicas, competências essenciais e avaliação de desempenho; Motivação e satisfação no trabalho; Liderança; Trabalho em equipe; Planejamento, busca, seleção, capacitação e desenvolvimento de pessoas, cargos, carreira e remuneração; Qualidade de vida no trabalho; Gestão de Logística: Logística aplicada a serviços; Fornecedores: seleção e desenvolvimento; Seleção de materiais: especificação, simplificação, padronização e classificação de materiais; Normas e legislações aplicáveis; Gestão de estoques: apuração de custos de materiais (métodos quantitativos e qualitativos), sistemas de reposição de materiais; Política de compras; Orçamento; Normas ISO; Legislação aplicável; Técnicas de negociação; Gestão de Eventos: Origens históricas dos eventos e banquetes; Tendências dos eventos; conceitos básicos; Tipologia e características dos eventos; Planejamento e organização. Noções sobre cerimonial; Banquetes: planejamento, organização e implantação; Composição e organização do departamento de alimentos e bebida, suas funções, ciclos e processos; Funções gerenciais em A&B; Gerenciamento de serviços de restaurantes, elaboração de cardápios e fichas técnicas; gerenciamento de cozinha; Gastronomia como atrativo. |
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Disciplina obrigatória.
Total
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300h
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