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Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis |
60h |
Surgimento e evolução dos dispositivos móveis. Dispositivos móveis robustos. Contexto mercadológico. Futuro dos dispositivos móveis. Estratégias B2C e B2B. Modelos comerciais de aplicações. Sites mobile X aplicações nativas. Conectividade e comunicação. Estratégias para comunicação e armazenamento de dados. Armazenamento, gerenciamento e segurança. |
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Projeto de Soluções Móveis: Híbridas com IONIC e Multiplataforma com Xamarin |
60h |
Híbrida com IONIC: O que é uma solução híbrida para dispositivos móveis. Introdução ao framework IONIC. Introdução à linguagem. IDE de desenvolvimento. Principais componentes e recursos disponíveis. Como criar um projeto. Sensores e controle de orientação. Persistência de dados. Comunicação remota. Multiplataforma com Xamarim: O que é uma solução multiplataforma para dispositivos móveis. Introdução à plataforma Xamarin. Introdução à linguagem. IDE de desenvolvimento. Principais componentes e recursos disponíveis. Como criar um projeto. Sensores e controle de orientação. Persistência de dados. Comunicação remota. |
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Design de Interface para Dispositivos Móveis |
60h |
Princípios de design de interação. Paradigmas de interação. Telas, resoluções, densidades e unidades de medida. Briefing de projetos mobile. Modelagem de usuários com Personas. Modelagem de tarefas com User Story Mapping. Arquitetura de informação. Prototipagem. Elementos de design. |
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Design Thinking |
60h |
O conceito de inovação. Soluções inovadoras com Design Thinking. Processo do Design Thinking: inspiração, descoberta e insights; interpretação, análise e síntese. Ideação, experimentação e prototipação de soluções. Técnicas de implementação e evolução de soluções. Soluções inovadoras com Design Thinking: matriz CSD, Business Design Blueprint, Experiment Board, entre outras. Construção de Protótipos/MVP, métricas de validação. Avaliação de potencial de solução: redução de custo, aumento de produtividade, novos produtos/serviços, fortalecimento da marca, ganhos ambientais e sociais, etc.); Círculo Dourado e a Matriz de Stakeholders. |
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Arquitetura de Aplicativos Móveis |
60h |
Android: Introdução ao Android. Paradigmas tecnológicos. Versionamento. Ciclo de vida de uma aplicação. Model-View-Controller. Prós e contras e quando utilizar cada tipo de armazenamento de dados. Processos em segundo plano e comunicação remota. Vendas: Aplicativos Free/Pro vs compras in-app. Privacidade do usuário e coleta de dados. Aplicativos em 3D. Estratégias de câmera. Performance e UX Review. Android Wear / TV / Auto. Arquitetura de aplicação de mercado (estratégia de backend, cache, comunicação, filas etc.). iOS: Sistema operacional Mac OS X. Sistema operacional iOS. Dispositivos iOS. iOS Developer Program. App Store. IDE de desenvolvimento Xcode. Linguagens de Programação: Objective C e Swift. Ciclo de vida de desenvolvimento na plataforma. Persistência de Dados. Comunicação Remota. Processos e Threads. Sensores (Utilização e aplicações). Desenvolvimento de Jogos. Estudo de Arquitetura de Aplicação Real. |
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Disciplina obrigatória.
Total
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300h
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