*
Sinais Complexos |
60h |
Sinais Complexos; Aspectos Históricos Iniciais; Sinais Complexos; Configuração das Mãos; Parâmetro 1 - Configuração de Mãos (Cm); Parâmetro 2 - Ponto de Articulação (Par) ou Locação (L); Parâmetro 3 - Orientação (Or): Estrutura Gramatical da Libras; Fonética e Fonologia; Estruturas dos Sinais; As Formas Monomórficas:Sintaxe da Libras; Verbos e Tempos Verbais; Ordenação das Palavras e Estrutura da Frase; Sistema Pronominal; Adjetivos; Comparações entre Português e Libras; Linguagem e Comunicação; Aspectos Sobre Linguagem e Comunicação; Tecnologias para Surdos; Inclusão Social do Surdo; Surdo X Mudo; Corrente Comunicativa: Oralísmo; Comunicação Total e Bilinguismo; Contexto Familiar. |
*
Literatura Surda |
60h |
Conceituação de Libras; História da Educação dos Surdos; Literatura; A Literatura e a Cultura Surda; A Literatura Surda; A Importância da Editora Arara Azul Para a Divulgação da Cultura e Literatura Surda; Tipos de Literatura Surda; Cinderela Surda. |
*
Diversidade, Inclusão e Novas Tecnologias para Libras |
60h |
Reflexões Sobre o Cotidiano Escolar e a Inclusão; A Formação Docente e o Respeito; Diversidade e Foco na Educação Infantil; Tendências Educacionais de Inclusão de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado Momentos Didático- e o Interprete de Libras; Dispositivos de Amplificação Sonora. Informática na educação e na educação de surdos. Teorias, recursos, tecnologias e prática. A informática como ferramenta que deve interagir com outras áreas aplicadas ao processo de ensino e de aprendizagem na educação de surdos. Artefatos tecnológicos e as possibilidades de interação e aprendizagem nos ambientes formais de educação, na sociedade em geral e dentro de comunidades linguísticas e culturais específicas e seus ambientes educativos informais. |
*
Formação de Professores para a Diversidade |
60h |
Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. O Problema da Diversidade; Cultura e Diversidade; Trabalhando com os Temas Transversais. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
240h
|