*
Introdução e Teoria Geral sobre a Psicopedagogia |
60h |
Fundamentos Teóricos da Psicopedagogia; O Objeto de Estudo da Teoria Psicopedagógica; Teorias que Fundamentam a Psicopedagogia; A Atuação do Profissional de Psicopedagogia; A Intervenção Clínica e Institucional Frente aos Problemas de Aprendizagem; O Contexto da Psicopedagogia no Brasil e na Argentina; Os Primórdios da Psicopedagogia; Um Pouco da História da Psicopedagogia na Argentina; Testes Psicopedagógicos Utilizados na Argentina; Histórico da Psicopedagogia no Brasil; A Psicopedagogia e sua Identidade em Construção; Os Campos de Atuação do Profissional de Psicopedagogia e o Tratamento Psicopedagógico; A Psicopedagogia Institucional; O Psicopedagogo na Instituição Escolar; O Psicopedagogo na Clínica; A Legitimação da Psicopedagogia; Código de Ética da ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia); O Processo de Aprendizagem e Educação; As Condições Internas e Externas da Aprendizagem; Os Fatores que Interferem no Problema de Aprendizagem; O Tratamento Psicopedagógico; Situações de Enquadre, Operacionalização e Interpretação; Objetivos do Tratamento Psicopedagógico; Técnicas Utilizadas no Tratamento Psicopedagógico; O Jogo no Tratamento Psicopedagógico. |
*
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão |
60h |
Papel da Escola na Integração Social dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Integração Social Escolar; A Inclusão da Criança dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais; Projetos da Pedagogia, Psicologia e Áreas Afins como Alternativa para o Ensino-Aprendizagem; Pedagogia Inclusiva; Psicologia Educacional; Educando com Altas Habilidades; Superdotação: Educação; Altas Habilidades e a Escola. |
*
Tecnologia Assistiva |
60h |
Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille. |
*
Avaliação Psicopedagógica |
60h |
A Avaliação Psicopedagógica; A Avaliação Psicopedagógica: Breve Conceituação, Finalidade e Marco Teórico; Procedimentos de Avaliação Psicopedagógica; O Contexto Escolar; O Contexto Familiar; Caracterização da Avaliação Psicopedagógica; A Brincadeira e o Desenho da Criança de 0 a 6 Anos: Uma Avaliação Psicopedagógica; A Evolução do Desenho Infantil para Lowenfeld; Proposta de Avaliação Psicopedagógica; Técnicas e Instrumentos da Avaliação Psicopedagógica; Fases e Instrumentos na Avaliação Psicopedagógica; A Observação da Aula; A Entrevista; A Avaliação Psicopedagógica e o Contexto Familiar; Como Analisar a Família; A Avaliação Psicopedagógica e o Fracasso Escolar; Noções Básicas de Diagnóstico Psicopedagógico; Aspectos Básicos do Diagnóstico Psicopedagógico; Alguns Exemplos de Sequência Diagnóstica; Anamnese; Uso do Lúdico no Diagnóstico Psicopedagógico; Avaliação do Nível Pedagógico. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
240h
|