*
Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil |
60h |
Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI.
|
*
Considerações sobre os diferentes tipos de deficiências: intelectual, auditiva, visual e física |
60h |
Da Deficiência Intelectual: Mudança da Vida Adulta em Ambiente Universitário; A Educação das Pessoas com Deficiência Intelectual ;Deficiência e Educação Superior: Uma Questão de Direitos Humanos; O Papel do Professor com o Aluno com Deficiência Intelectual; Professor X Aluno com Deficiência Intelectual; Professores de Educação Especial Musicoterapeutas; Abordagem Sócio Educacional às Pessoas com Deficiência Física; Visão Social: Igualdade de Oportunidades. |
*
Avaliação escolar e intervenções pedagógicas voltadas ao público da Educação Especial |
60h |
Acessibilidade para o Aluno com Deficiência na Educação; Educação e Acessibilidade; Centro Escolar: Cantinas, Bibliotecas, Laboratórios, Oficinas, Banheiros, Etc.; Inclusão Escolar através de Participação em Atividade Práticas e Reflexões em Grupo; Aspectos Chaves da Educação Inclusiva; Comunidade Educativa; Sociedade Inclusiva; Atividade Práticas e Reflexões em Grupo Impacto da Deficiência Intelectual dos Pais; Fatores Relacionados nos Cuidados e Desenvolvimento dos Filhos; Reação dos Pais à Deficiência de uma Criança; Deficiência Intelectual dos Pais (Matrimônio). |
*
Altas habilidades - Superdotação- Conceituação e Intervenções Pedagógicas |
60h |
Altas Habilidades ou Superdotação no Sistema Educacional Brasileiro Jurídico; Educação X Legislação; Políticas Públicas para AH/SD; Panorama Global das Altas Habilidades/Superdotação; A Identificação do Superdotado; A Família, Escola e Sociedade Frente as Altas Habilidades e Superdotação; Alternativas de Atendimento para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação; Modelos Explicativos; A Resposta Educacional com Alunos com Alta Habilidades Intelectuais.
|
*
Transtornos do Desenvolvimento: Conceituação e Intervenções Pedagógica |
60h |
Do Estudo da Síndrome de Klinefelter; Conceitos sobre Síndromes e Síndrome de Klinefelter; Variações Cromossômicas: Crianças e Jovens; Do Estudo da Síndrome de Cri Du Chat; Conceitos da Síndrome Cri Du Chat; Intervenção Familiar, Médica e Educativa; Do Estudo da Síndrome de Huntchinson-Gilford; Conceitos e Características de Huntchinson-Gilford; A Mãe de Todas as Doenças.
|
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|