*
Fundamentos da Educação Especial |
60h |
Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes. |
*
Educação Inclusiva |
60h |
Contextualização da Pessoa com Deficiência; Um Pouco de História: O Abandono e o Exílio das Pessoas com Deficiência; Atendimento das Pessoas com Deficiência; Necessidades Educacionais do Aluno com Deficiência; Libras no Contexto da Educação Inclusiva; A História da Educação dos Surdos; Leis que Amparam os Surdos; O Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A Proposta Bilíngue; Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A Proposta Bilíngue no Cenário Escolar Brasileiro. |
*
Deficiência Intelectual |
60h |
Da Deficiência Mental à Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado; Identificação/Caracterização e Trabalho com Altas Habilidades; Cuidados com Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual.
|
*
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
60h |
Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil. |
*
Altas Habilidades/Superdotação - Conceituação e Intervenções Pedagógicas |
60h |
Altas Habilidades ou Superdotação no Sistema Educacional Brasileiro Jurídico Educação X Legislação ;Políticas Públicas Para AH/SD ;Panorama Global das Altas Habilidades/Superdotação ;A Identificação do Superdotado ;A Família, Escola e Sociedade Frente as Altas Habilidades e Superdotação ;Alternativas de Atendimento Para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação ;Modelos Explicativos ;A Resposta Educacional com Alunos com Alta Habilidades Intelectuais. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|