*
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD |
60h |
A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo;
|
*
Comunicação Alternativa e Suplementar |
60h |
Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar ? Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares.
|
*
Deficiência Intelectual |
60h |
Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Mental; Conceito de Retardo Mental e suas Implicações Educativas; Deficiência Mental de Diferentes Modelos e Teorias; Defectologia na Perspectiva Vigotskiana; A Perspectiva Histórico-Cultural e a Educação Especial; Implicações Educacionais; Causas da Deficiência Intelectual e as Alterações Sensoriais e Motoras; Transtorno do Desenvolvimento: Deficiência Intelectual; Quadros Clínicos Associados a Deficiência Intelectual. |
*
Ciências Neurológicas |
60h |
Macroscopia do Sistema Nervoso Central; Conceitos e Aplicações do Sistema Nervoso Central; Os Neurônios: Paradigmas da Educação; Redes Neurais Artificiais x Redes Neurais Biológicas; O Método Clínico em Neurologia: Anamnese, Exame; Neurológico, Diagnóstico, Sindrômico; Conceitos e Aplicações; O educador e o Diagnóstico Neurológico; O Papel do Cérebro nos Distúrbios da Aprendizagem; Conceitos de Distúrbios de Aprendizagem; A Avaliação Diagnóstica. |
*
Fundamentos da Educação Especial |
60h |
Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|