*
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD |
60h |
A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo; |
*
Comunicação Alternativa e Suplementar |
60h |
Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar; Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares. |
*
Deficiência Intelectual |
60h |
Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Mental; Conceito de Retardo Mental e suas Implicações Educativas; Deficiência Mental de Diferentes Modelos e Teorias; Defectologia na Perspectiva Vigotskiana; A Perspectiva Histórico-Cultural e a Educação Especial; Implicações Educacionais; Causas da Deficiência Intelectual e as Alterações Sensoriais e Motoras; Transtorno do Desenvolvimento: Deficiência Intelectual; Quadros Clínicos Associados a Deficiência Intelectual. |
*
Tecnologia Assistiva |
60h |
Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias ;Recursos na Tecnologia Assistiva ;As Estratégias Didáticas ;A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa ;Inclusão Assistiva na Educação Superior;Tecnologia Assistiva na Universidade ;Divisão das Categorias Assistivas ;Categorias Assistivas ;Braille. |
*
Educação Inclusiva |
60h |
Contextualização da Pessoa com Deficiência; Um Pouco de História: O Abandono e o Exílio das Pessoas com Deficiência; Atendimento das Pessoas com Deficiência; Necessidades Educacionais do Aluno com Deficiência; Libras no Contexto da Educação Inclusiva; A História da Educação dos Surdos; Leis que Amparam os Surdos; O Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A Proposta Bilíngue; Bilinguismo e sua Proposta Educacional; A Proposta Bilíngue no Cenário Escolar Brasileiro. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|