*
Introdução à Psicopedagogia e Inclusão Social |
60h |
O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar; Conceitos Importantes Sobre a Importância do Psicopedagogo na Escola; Funções do Psicopedagogo; A Intervenção Psicopedagógica; Mediação do Psicopedagogo na Prevenção e Superação dos Problemas de Aprendizagem; Conceitos de Problemas de Aprendizagem; Mediação, Superação e Intervenção; Educação Especial: Fundamentos e as Práticas; Dentro do Ambiente Escolar; Conceito e Parâmetros da Educação Especial; A Educação Especial e Inclusão Social. |
*
A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica |
60h |
Epistemologia Convergente; Introdução E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplicações; Características Do Diagnóstico Participativo; Conceito De Diagnóstico Na Educação; Característica Do Diagnóstico Participativo. |
*
Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento |
60h |
O Desenvolvimento Humano; Psicologia da Aprendizagem; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Condições de Aprendizagem; Introdução às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. |
*
Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional |
60h |
Aplicabilidade Da Psicopedagogia Na Escola; Sobre A Psicopedagogia E Os Psicopedagogos; A Aprendizagem E A Aplicação Da Psicopedagogia; Institucional; Modelos Psicopedagógicos De Aprendizagem; Indisciplina Na Escola À Luz Da Psicopedagogia; Conceitos E Aplicações Sobre A Indisciplina; Teorias Psicológicas. |
*
Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica |
60h |
Ética Profissional; O Neuropsicopedagogo na Instituição Escolar; Avaliação Neuropsicopedagógica; A Intervenção Neuropsicopedagógica; Educação Cognitiva. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|