*
Práticas Pedagógicas de Administração Escolar |
60h |
A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar. |
*
Práticas de Liderança e Gestão de Equipes |
60h |
Complexidades da Prática de Liderança no Ambiente de Trabalho; Capacitação dos Profissionais de Organizações: Uma Necessidade Permanente; A Implementação de Ação Estratégica na Empresa: Uma Experiência Significativa que deu Certo; Liderar na Equipe: A Partir de Quais Valores?; Como Construir uma Empresa de Sucesso na Atualidade?; Liderança na Empresa: Quais são as Responsabilidades de Seus Líderes?; Modelos de Gestão: Líderes e Chefes; Gestão de Equipes na Escola e Seus Desafios; Lições de Liderança. |
*
Planejamento e Avaliação Educacional |
60h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
*
Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar |
60h |
Esboço Histórico da Inspeção Escolar; A Inspeção Escolar Face aos Novos Paradigmas; O Termo de Visita; Escrituração Escolar; Estudos Realizados no Exterior; Recursos Didáticos Pedagógicos; Regimento Escolar e Proposta Pedagógica da Escola; Lei Delegada 122 2007 de 25/01/2007. |
*
Formação de Professores para a Diversidade |
60h |
Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. O Problema da Diversidade; Cultura e Diversidade; Trabalhando com os Temas Transversais. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|