*
AEE para Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação |
60h |
Da Deficiência Mental à Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado - AEE; Identificação/Caracterização e Trabalho com Altas Habilidades; Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual. |
*
AEE para Deficiências Múltiplas e Surdocegueira |
60h |
Deficiência Múltipla - Surdocegueira; As Necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla; A Importância do Movimento e da Comunicação; Adaptações de Acesso ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação. |
*
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais |
60h |
Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil. |
*
Fundamentos da Educação Especial |
60h |
Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes. |
*
Educação Especial Inclusiva e Políticas Públicas de Inclusão |
60h |
Fundamentos da Educação Especial; Princípios Básicos da Educação Especial; Fundamentação Legal da Educação Especial; O Financiamento da Educação Especial; Fundamentos da Educação Inclusiva; Da Integração à Inclusão; A Valorização das Diferenças na Escola Como Fator de Inclusão; A Organização Docente na Educação Inclusiva; Competências Didáticas Para Trabalhar Com a Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Inclusão. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|