*
Práticas Pedagógicas de Administração Escolar |
60h |
A Escola e a Democracia... A Administração Escolar... Novos Tempos, Nova Missão; Estilos de Gestão Escolar; Mecanismos para uma Administração Escolar Democrática; Documentos que Norteiam a Prática da Gestão Escolar; Perfil Ideal do Administrador Escolar nos Dias Atuais; O Administrador Escolar e a Ética; Papéis e Funções do Administrador Escolar; Atribuições do Diretor Escolar. |
*
Práticas Pedagógicas do Orientador Educacional |
60h |
A Pedagogia e a Orientação Educacional; Um Breve Histórico sobre a Orientação Educacional; Fundamentos da Orientação Educacional; As Características do Orientador Educacional; As Práticas do Orientador Educacional; Criando Espaços para Educar; O Orientador e o Planejamento; Passos para o Planejamento do Orientador; O Orientador Escolar: Agente de Mudanças; Profissionais Abertos para a Educação do Futuro; O Orientador: Gestor, Líder, Dirigente, Organizador e Criador; Orientador: Postura Crítica e Reflexiva; O Orientador e as Novas Tecnologias; A Função da Escola e a Família; Atuação, Habilidades e Competências do Orientador Educacional. |
*
Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar |
60h |
Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico. |
*
Estatística e Contabilidade Básica Aplicada a Educação |
60h |
Introdução à Estatística; Conceitos Matemáticos; Variáveis, Tabelas e Gráficos; Contabilidade; Contabilidade no Setor Público; Contabilidade Aplicada à Educação, por uma Gestão Financeira Eficiente. |
*
Planejamento e Avaliação Educacional |
60h |
Introdução ao Estudo do Planejamento; Planejamento da Educação; Desenvolvimento e Planejamento da Educação Superior; Planejamento Participativo em Educação; A Importância do Planejamento na Educação; Planejamento: do Curricular ao Instrucional; A Evolução Histórica da Avaliação, seus Diversos Conceitos e sua Relação com a Atualidade; A Avaliação Educacional como Processo Histórico Social; Avaliação e sua Importância na Educação. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|